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Descubra as principais vantagens que a adoção de uma solução automatizada e inteligente de gestão de verbas comerciais pode trazer para sua equipe de Vendas, Trade Marketing, Compliance e Finanças

Mesmo diante do “boom” causado pela transformação digital nas empresas, acelerado sobretudo pela pandemia, no Brasil o segmento de gestão de verbas comerciais ainda segue predominantemente manual, sendo realizado por meio de trocas de e-mail, planilhas e até mensagens pelo Whatsapp. O que além de ser extremamente suscetível a erros, ou até mesmo a fraudes no que se diz respeito ao compliance, também dificulta o gerenciamento e controle da performance das verbas investidas pelo time Comercial.

Além disso, com o acompanhamento desencontrado sobre a verba investida versus o retorno obtido com as ações comerciais realizadas em PDVs, as equipes de Vendas e Trade Marketing ficam ainda mais sujeitas não só a perda de investimento, como de tempo de reação. Afinal, o gap entre a coleta e análise dos dados de venda em tempo real resulta em um déficit de visibilidade crucial para que os times de finanças, revenue management e comercial consigam tomar decisões estratégicas semanalmente, deixando de olhar pelo retrovisor apenas quando já se passou um mês inteiro de ações.

Relatório da McKinsey revela, por exemplo, que no mundo todo empresas de bens de consumo investem mais de 20% de sua receita anual em ações comerciais. No entanto, as estatísticas mostram que o retorno sobre esses investimentos tem sido limitado. Na América do Norte, por exemplo, 72% dessas campanhas não foram lucrativas; percentual esse similar ao identificado pela Arker nas empresas brasileiras analisadas.

Solução à vista

Diante desse cenário, a plataforma de gestão de verbas comerciais, como a desenvolvida pela Arker, se apresenta como uma solução para automatizar todas as etapas do processo de gestão das verbas comerciais – que vai desde o planejamento orçamentário até a execução e comprovação das ações.

Além de desenvolver, acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção e/ou venda de determinado produto, em diferentes pontos de vendas, a plataforma da Arker ainda produz relatórios automatizados e gera insights para os times de inteligência de mercado e comercial, respondendo de forma rápida sobre a eficiência dos investimentos em cada canal.

Mas as vantagens não param por aí. Ainda há muitos outros benefícios, para diferentes áreas da sua empresa. Confira!

Vendas – mais ação, menos burocracia

A área de Vendas está dentro do rol das mais beneficiadas pela boa gestão das verbas comerciais, pois possibilita o uso delas sem burocracia, com mais agilidade. Além disso, reduz o trabalho manual do time de vendas, e possibilita a análise do retorno do investimento pré e pós acordo comercial.

Trade Marketing – palavra de ordem: efetividade

A plataforma da Arker proporciona visibilidade em tempo real. A solução permite que a equipe de Trade visualize se as verbas comerciais estão sendo alocadas no cliente e canal corretos. E mais, se estão trazendo retorno. Somado a isso, ela também propicia a análise das melhores mecânicas por cliente e marca, fazendo com que as ações comerciais sejam certeiras.

Compliance: mitigando na prática o risco de fraudes

O Compliance é especialmente importante numa ação comercial, já que envolve empresas diferentes, e, na maioria das vezes, movimentações de alto valor. Através da plataforma de gestão de verbas comerciais, o time regulatório consegue rastrear todas as transações realizadas, bem como comprová-las. O processo se torna 100% auditável, evitando fraudes.

Finanças: controle e assertividade na gestão de verbas comerciais

O financeiro é uma das áreas que mais sofre com a gestão de verbas manual. Isso porque, em muitos casos, o valor provisionado para o mês acaba sendo ultrapassado, o que só é descoberto no fechamento. Isso ocorre, na maioria das vezes, por conta da pouca visibilidade das informações, espalhadas em diferentes canais.

Com a plataforma de gestão de verbas comerciais da Arker, o time comercial tem limite de gastos de acordo com o planejamento definido. Então, não consegue investir em categorias, marcas e clientes que não têm verbas planejadas. Além disso, os pagamentos são todos automatizados, reduzindo o trabalho manual do time financeiro.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco, e solicite uma demonstração agora mesmo!

Sobre a Arker

A Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de gestão de verbas comerciais. Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, a empresa faz uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.

Para mais, acesse https://arker.com.br/ e acompanhe nossa página oficial no LinkedIN.

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