
Top 4 áreas da sua empresa beneficiadas por uma boa gestão de verbas comerciais
20/01/2023
Chegou a hora da evolução. Novo ano, nova Arker!
09/02/2023A Arker é uma empresa brasileira de tecnologia. É conhecida por ser pioneira na gestão de verbas comerciais no mercado nacional, especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
A Arker é uma plataforma de gestão e performance de verbas e contratos comerciais, com ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais.
Além disso, por meio de reconhecimento de imagem e relatórios finais precisos, a Arker promove a solução que sua empresa nem sabia que precisava, resolvendo as dores de diversas áreas do segmento do varejo e oferecendo mais tempo e economia para o gerenciamento da sua equipe e do seu negócio.
Este serviço já é aplicado com sucesso há mais de 30 anos no cenário internacional com apoio da tecnologia, e agora, através da Arker ele chegou ao Brasil.
Com atuação em diversos países da América Latina, a Arker conta em seu portfólio de clientes com grandes empresas de referência no mercado, como o Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e Pepsico.
Vamos conhecer um pouco mais da linha do tempo da Arker?
2019 – Nasce a Arker
No ano de 2019 a ideia saiu do papel e a Arker se transformou em uma plataforma digital. Neste ano foi conquistado nosso primeiro cliente de grande porte, a PepsiCo.
2020 – Novos módulos
Em 2020 a plataforma da Arker continuou a evoluir e foram criados os módulos de preço, contrato e visibilidade, tornando o sistema cada vez mais completo para o usuário.
2021 – Junção ao grupo Neogrid e expansão LATAM
No ano de 2021 a Arker foi adquirida pela Neogrid. A Neogrid é uma empresa de Software as a Service (“SaaS”), data e tecnologia que é focada em desenvolver soluções com inteligência artificial que aumentam as vendas e a rentabilidade das indústrias, varejos e distribuidores.
A Neogrid está presente a 22 anos no mercado varejista, trabalhando para sincronizar cadeias de suprimentos e atuando principalmente na otimização do mix de produtos de indústrias.
Possuem uma plataforma que integra mais de 40 mil lojas, 30 mil indústrias e 5 mil distribuidores. Dessa forma, transforma dados em informações estratégicas que aumentam a disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, reduzem excessos de estoque.
Ao dar início a operação com a Neogrid, a Arker deu start na expansão LATAM, iniciando sua operação em diversos países da América Latina como: México, Guatemala, Porto Rico, Honduras, Panamá e República Dominicana.
A Arker, que possui expertise em otimizar o controle e performance de verbas comerciais das indústrias, chega para agregar informações de investimento nos PDVs no abastecimento dos varejos, além de se conectar às ações de execução em lojas físicas, do Trade Force, e de trade promotion, da recém adquirida Smarket.
A aquisição da Arker pela Neogrid vai ao encontro de um processo que pretende incorporar soluções escaláveis, de alto valor agregado.
Com um crescimento de mais de 300% desde sua fundação, com essa parceria a Arker ganhou um impulsionador para acelerar ainda mais seus negócios.
Desafios que a Arker opera no mercado
A indústria é um setor que investe até 8% de seu faturamento em verbas comerciais. Entretanto, essa quantia não traz nenhuma garantia de retorno.
Atualmente quase a metade desse número é aplicado em marcas e clientes errados, e como se não bastasse a falha estratégica, há ainda muitos problemas operacionais, a exemplo de fraudes e pagamentos duplicados.
As dores nas áreas dentro das empresas e setores que atuam diretamente na gestão de verbas comerciais são diversos, dentre eles, os principais são:
- Dificuldade em comprovar todas as ações no PDV;
- Desafio em gerenciar o limite de gastos, por canal ou diretoria;
- Falta de visibilidade do processo e do fluxo do dinheiro;
- Planejamento engessado não resolve o dia a dia do vendedor;
- Time de vendas não tem visibilidade dos pagamentos ao cliente.
São pontos que podem parecer de simples resolução, mas no dia a dia se tornam complexos pois podem estar descentralizados, o que atrapalha diretamente o desempenho da equipe além de desperdiçar tempo e dinheiro.
Há também outras questões que pessoas responsáveis pela área de gestão de verbas já devem ter se questionado com frequência:
- Você já calculou quanto dinheiro seus fornecedores já investiram na sua empresa neste ano?
- Sabe quais campanhas e ações geraram melhores resultados?
- Tem ideia de quanto da verba total usou, está usando ou está abandonando?
- Como a sua equipe gerencia estas informações?
- Como a sua equipe acompanha estes processos e fluxos?
- Quem está auditando as informações para ter certeza de que tudo está sendo feito e cumprido?
Se o seu gerenciamento de verbas de fornecedores hoje é feito “à mão”, concentrado em papéis, planilhas e e-mails, é possível que sua equipe já tenha notado que não é um controle eficaz e, em algum momento, poderá ter problemas. E é aí que surge a Arker!
Dentro do controle de gestão e performance de verbas comerciais há muito dinheiro envolvido. Dinheiro este que, se aplicado estrategicamente, pode proporcionar enormes vantagens para o seu negócio. É isso que a plataforma da Arker oferece, uma solução pioneira e completa no cenário nacional.
Áreas de atuação da Arker
Gerenciar verbas comerciais envolve diversas áreas dentro de uma empresa. O que pode ocasionar na coleta de diversas informações de maneira descentralizada.
Fora de um sistema para gerenciar verbas de fornecedores, essas informações descentralizadas e às vezes até incorretas, podem acarretar em processos lentos, pouco assertivos e propensos a muitas falhas.
É aí que a Arker entra, gerenciando todas as áreas necessárias para unir as equipes de forma assertiva com foco em resultados nas áreas de finanças, vendas, compliance e trade marketing com as seguintes ferramentas:
Finanças
• Gestão do orçamento e provisão;
• Desdobramento da estratégia de crescimento;
• Investimentos usados no canal, cliente e marca corretos.
Vendas
• Uso das verbas sem burocracia;
• Redução do trabalho manual;
• Indicadores para planejamento do uso das verbas comerciais.
Essas áreas são contempladas dentro dos módulos da Arker, aplicados em 5 etapas dentro do sistema de gestão.
Entenda mais a fundo como funcionam os módulos e etapas da Arker no vídeo abaixo:
Case PepsiCo: Retorno no primeiro ano de Arker
Quer entender como a Arker funciona na prática? Trouxemos um exemplo de case de sucesso de um dos maiores clientes desde 2019, a PepsiCo. Apresentaremos quais os serviços implementados e quais foram os resultados efetivos dessas implementações:
- Implantação dos Sistemas e Serviços Arker para os times de RM, Trade e Vendas, Contas a Pagar e Jurídico (+ de 600 usuários ativos);
- Módulos: Gestão de Verba comercial | Contratos | Preços | Visibilidade | Inteligência Comercial;
- Assertividade no uso da verba com impacto no P&L.
Resultados
• Sem estouro de orçamento e surpresas no final do mês;
• Deu velocidade e não engessou time de vendas;
• 100% dos acordos comprovados com QRCode e Imagem;
• Redução de fraudes e abatimentos indevidos;
• Visibilidade de impacto no P&L;
• Gestão do orçamento e rastreabilidade das transferências;
• Aumento da capacidade analítica com indicadores de desempenho por canal, cliente, rede e bandeira.
Prova social PepsiCo
“Soluções tecnológicas, como a plataforma de gestão de verbas comerciais da Arker, atuam nos ajudando a automatizar todas as etapas do processo de gestão de verbas comerciais, que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais”
– Fabio Rocha, Revenue Management da PepsiCo na América Latina.
Agora você conhece a Arker e tudo que podemos oferecer para o seu negócio. Após um ano da utilização, empresas parceiras reportaram aumento de até 10% na rentabilidade atrelada à destinação das verbas comerciais. Quer ser uma delas? Clique aqui e fale com nossos especialistas.