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O Brasil é um país de dimensões continentais e com múltiplos canais de venda, que têm diferentes desempenhos de acordo com a região onde estão localizados. Esses fatores influenciam diretamente no perfil e comportamento do consumidor e, consequentemente, nas estratégias de precificação dos negócios, que são altamente variáveis. Por isso, é essencial alocar as verbas comerciais de forma estratégica e inteligente, evitando perdas, sobretudo em meio a um cenário econômico tão volátil e desafiador. Mas, como a plataforma de gestão comercial pode ajudar o seu negócio?
Abaixo, seguem 5 razões. Confira!
Acompanhamento das ações comerciais em PDVs
Por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, grandes indústrias do segmento de Bens de Consumo estão implementando estratégias comerciais baseadas nos dados coletados a partir das ações em andamento nos Pontos de Vendas.
Além de coletar dados relacionados ao tipo e resultado de uma ação promocional feita em determinada loja, por exemplo, e analisar indicadores de negócio, tais como volume de vendas, margem de lucro e market share, por meio da plataforma de gestão de verbas comerciais também é possível simular cenários.
Afinal, a plataforma traz visibilidade para que os times de finanças, revenue management e comercial consigam tomar decisões estratégicas semanalmente, deixando de olhar pelo retrovisor apenas quando já se passou um mês inteiro de ações, por exemplo.
Plataforma de gestão comercial e a automatização de processos
No Brasil, a gestão de verbas comerciais ainda é predominantemente manual, tornando-a passível de erros e aumentando os riscos de potenciais perdas financeiras.
Diante desse cenário, a plataforma de gestão de verbas comerciais se apresenta como uma excelente oportunidade de automatizar todas as etapas desse processo de gestão não só automatizando tarefas antes feitas manualmente, via troca de e-mail ou planilhas de Excel, como abarcando desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio da tecnologia de reconhecimento de imagem.
Inteligência comercial para coleta e análise de dados
Uma ação bem estruturada de gestão de verbas comerciais é imprescindível para garantir que seus investimentos sejam alocados no cliente e marca corretos, evitando prejuízos.
Além disso, por meio de um módulo de inteligência comercial como o desenvolvido pela Arker, também é possível coletar e analisar informações relativas à margem de lucro e ao volume de vendas, agrupando os clientes por canais e gerando relatórios precisos e categorizados de maneira automatizada em Diamante, Ouro, Prata ou Bronze.
Metrificação dos resultados
Outro grande diferencial da plataforma da Arker é que ela permitemetrificar a cadeia de verba comercial, assim como a internet faz com a publicidade. Isso permite que o time comercial tenha uma visão estratégica pautada em dados, com resultados tangíveis.
Aumento da rentabilidade
Além, claro, da redução de possíveis erros e prejuízos devido à automatização dos processos, levantamento realizado pela Arker aponta que a digitalização de verbas comerciais pode gerar rentabilidade de até 10% para empresas. O que representa um ganho de R$ 20 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões.
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Sobre a Arker
A Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM). Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, a empresa faz uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.