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20/01/2023Ter estratégias comerciais eficientes é o primeiro passo para aumentar as vendas, a rentabilidade e o sucesso dos pontos de vendas.
Afinal, a empresa terá conhecimento sobre o mercado e as necessidades do consumidor, realizando ações que sejam eficientes para os seus resultados.
Além disso, essa prática também permite otimizar as negociações e consolidar a reputação da marca diante dos fornecedores.
No entanto, muitos gestores podem ter dúvidas sobre como começar a planejar campanhas eficientes, quais ferramentas podem auxiliar na mensuração dos seus lucros.
Pensando nisso, reunimos algumas estratégias comerciais para você implementar no seu negócio, além de tecnologias que irão contribuir para a modernização das suas ações de trademarketing.
Por que investir em estratégias comerciais?
Investir em estratégias comerciais permite que a empresa aprimore seus resultados mesmo em um cenário pouco aquecido, além de alinhar o volume de vendas e a rentabilidade do negócio.
Essa prática foi criada para direcionar a equipe na elaboração e no cumprimento de metas, especialmente relacionadas a faturamento. Afinal, as ações comerciais ampliam a base de clientes e, consequentemente, podem promover mais vendas.
Mesmo que o mercado esteja em recuperação, como foi o cenário brasileiro nos últimos anos, a empresa consegue equilibrar seus custos e retornos.
Ainda, incluir as estratégias comerciais no planejamento geral da companhia permite ter uma organização mais completa de todos os setores, não apenas no departamento de marketing.
Isso porque as equipes responsáveis de outras áreas poderão se comunicar com maior facilidade, como financeiro e administrativo, compartilhando informações relevantes para uma gestão mais assertiva.
Vale a pena reforçar que investir em ações comerciais é uma tendência crescente, como indica a pesquisa Arker sobre varejo físico, com aumento de 5% no investimento em ações comerciais no comércio.
5 estratégias comerciais para implementar no seu negócio
Pensando nas melhores ações para impulsionar as negociações e a sua participação no mercado, especialmente para o varejo, vale a pena considerar estratégias comerciais de pontos de venda.
Essas interações com o consumidor podem aumentar a visibilidade da marca, além de promover experiências diferenciadas para o público.
Além disso, são campanhas que permitem acompanhar o momento atual do mercado, enquanto promove as mercadorias de maneira inovadora.
Por esse motivo, confira 5 sugestões para implementar no seu negócio e ter mais resultados:
1. Distribuição de brindes institucionais
A distribuição de brindes institucionais é uma das estratégias comerciais mais versáteis do mercado, e pode ser realizada por representantes da parte ou mesmo por funcionários do local no momento da compra por parte do consumidor.
Além disso, existem alternativas para vincular o brinde com a venda de determinado produto, ampliando o conhecimento do mercado sobre o item e incentiva o comprador a levar a mercadoria, uma estratégia de popularidade.
Existem diversas opções para disponibilizar, dependendo do orçamento e da recepção do público. No entanto, lembre-se de oferecer itens que se relacionem com a marca, para que o cliente possa utilizar e divulgar no dia a dia.
Ainda, uma recomendação ao trabalhar com essa estratégia é ter um sistema para acompanhar os resultados com maior proximidade, reduzindo os riscos de comprometer o orçamento.
Por outro lado, sendo uma estratégia tradicional, a distribuição de brindes pode apresentar resultados positivos em várias frentes.
Por exemplo, é possível melhorar o ticket médio, promover um reconhecimento da marca e mapear o público para trabalhar com as melhores tendências.
2. Degustações e distribuição de amostras
Ainda, outra estratégia para aumentar o contato dos consumidores com determinado produto ou serviço é por meio de experiências sensoriais como as degustações.
Com isso, o cliente pode não apenas conhecer os diferenciais da mercadoria antes de efetivar sua compra, como também interagir com a marca de maneira prática.
É uma alternativa interessante para avaliar a recepção de novos lançamentos, ou estudar mais sobre o comportamento do público no dia a dia.
Trata-se de uma variação dos brindes, mas com maior flexibilidade e impacto mais efetivo nos clientes. Afinal, eles sentirão que estão sendo beneficiados com aquela oferta, e farão a compra com mais confiança.
No entanto, é importante reforçar que estratégias comerciais como essa precisam avaliar a base de dados com atenção, para determinar os melhores locais e público-alvo para essa experiência, visando expandir os lucros, e não ter prejuízos.
Para realizar essa avaliação, é fundamental contar com ferramentas que reúnam todas as informações necessárias, como um sistema integrado.
Ainda, é uma estratégia que demanda mais orçamento, dependendo da proposta. Por isso, se atente para a correta divisão das verbas, para ter resultados positivos com essa abordagem.
3. Promoções sazonais
Para gestores que avaliam as melhores estratégias comerciais para seu negócio, vale a pena considerar as promoções sazonais em pontos de vendas.
Datas comemorativas ou eventos no calendário são ideais para a realização de campanhas de incentivo de compra.
Existem diversas ocasiões sazonais que não são apenas atrativas, mas essenciais para as suas ações, como Natal e Dia das Mães. Trata-se de uma forma de acompanhar o mercado e cumprir com as expectativas.
Nesse caso, é importante pesquisar o que os consumidores esperam, e verificar a melhor forma de superar os concorrentes nesse quesito, garantindo a sua competitividade.
Ainda, é uma forma de aproveitar o cenário atual para elaborar práticas de venda sem a necessidade de elaborar planejamentos exclusivos, pois o período sazonal não demanda criações estritamente exclusivas.
Mas considere ações inovadoras, inclusive combinando com outras estratégias, como brindes e degustações voltados para datas comemorativas.
4. Definir o orçamento
Embora muitos gestores concentram as estratégias comerciais em ações práticas para pontos de venda, também é necessário focar na estrutura interna do departamento por meio de definições de orçamento.
Todas as ações precisam ser embasadas por dados, pesquisas e análises mensuráveis, que permitam conhecer o mercado e as demandas do público no momento atual.
No entanto, não será possível desenvolver campanhas eficientes sem determinar o orçamento necessário para colocar as estratégias em prática. Afinal, todas as etapas, compras e contratações dependem de recursos financeiros.
Por esse motivo, uma das dicas para ter campanhas eficientes é começar pelo planejamento orçamentário, que irá definir o capital disponível para cada etapa e o melhor equilíbrio entre volume e preço.
Além disso, existem outros conceitos que envolvem esse planejamento, como o cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI) específico para ações de trade marketing e como o consumidor se comporta diante da marca, se ele acompanha a elasticidade de preços ou não existem alterações.
Todos esses cálculos influenciam no orçamento, que, por sua vez, interfere nas estratégias comerciais que serão aprovadas no seu negócio.
5. Tecnologia aliada
Existem diversas práticas e estratégias comerciais que a sua empresa pode adotar nos pontos de venda para alcançar melhores resultados. No entanto, pode ser mais difícil realizar essa atuação sem o apoio de tecnologias.
Plataformas de gestão automatizada e o uso de recursos como Inteligência Artificial, Big Data e Analytics facilitam a análise de dados e a projeção das melhores alternativas para aumentar as negociações.
Além disso, um sistema integrado para gestão de verbas comerciais, por exemplo, permite que todos os setores se comuniquem de forma transparente e rápida, contribuindo para a tomada de decisões.
Um levantamento realizado pela Arker aponta que a digitalização de verbas comerciais pode gerar rentabilidade de até 10% para as empresas. O que representa um ganho de R$ 20 milhões para uma organização com faturamento anual de R$ 200 milhões.
As soluções tecnológicas estão se tornando aliadas para as empresas, e também uma tendência que o consumidor espera encontrar.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 73% dos consumidores estão comprando de forma híbrida, pela internet e fisicamente, enquanto 23% pesquisam a empresa nas redes sociais antes de ir para lojas físicas.
Isso significa que as empresas devem se unir à tecnologia e modernizar suas abordagens para acompanhar o público e atraí-lo novamente.
Tendências para adotar nas estratégias comerciais
Para desenvolver estratégias comerciais mais eficientes, é fundamental acompanhar as tendências para o próximo.
Segundo o levantamento na CNDL, os entrevistados esperam que as marcas comecem a reconhecer sua individualidade e identifique seus interesses. 73% preferem comprar das marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas, e 75% indicam marcas que oferecem esse tipo de interação.
Por esse motivo, o investimento de ações comerciais como pontos de venda está se tornando cada vez mais relevante para as empresas, pois é a forma que o consumidor deseja interagir com os produtos.
Além disso, estratégias integradas, com vendas que acontecem em mais de um canal, também podem ganhar o público, e são uma das tendências para o varejo.
Assim, é o momento do seu negócio considerar ações que oferecem mais do que apenas a mercadoria, trabalhando com campanhas comerciais efetivas.
Para isso, é fundamental desenvolver um planejamento mais elaborado, e contar com a ajuda da tecnologia para organizar suas verbas e estabelecer um orçamento que corresponda aos seus objetivos.
Otimize suas estratégias comerciais com a Arker
Para otimizar suas estratégias comerciais com praticidade e modernidade, conte com o software de gestão de verbas da Arker.
A solução foi desenvolvida para auxiliar na organização e controle do seu orçamento, além de proporcionar uma administração mais eficiente dos dados e relatórios.
Para isso, dispõe de um módulo de inteligência comercial, o qual agrupa os clientes por canais e categorias, gerando documentos precisos que apontam se a verba comercial está, de fato, alocada na marca, no canal e nos clientes corretos.
Ainda, também apresenta diversas funcionalidades que ajudam as empresas a otimizarem a sua operação, ganhando tempo ao automatizar a gestão de verbas, desde planejamento orçamentário até a comprovação da execução.
A Arker também se destaca por sua plataforma de gestão de verba comercial que divide os resultados em categorias automatizadas de Diamante, Ouro, Prata ou Bronze, indicando as melhores ações para investir.Promova estratégias mais assertivas para a sua empresa com a Arker. Venha conhecer nossas soluções e agende uma demo!