Estamos alocando a verba comercial no cliente certo e na marca certa?
09/08/2021Vem aí a retomada do mercado varejista físico no pós-pandemia
23/08/2021Com o real desvalorizado em relação ao dólar, o desequilíbrio na disponibilidade de insumos para a produção industrial e o aumento nos custos de produção e logísticos — para citar apenas alguns fatores —, toda a cadeia enfrenta desafios. De acordo com especialistas, essa perspectiva muito provavelmente se estenderá a curto e médio prazo.
O que fazer, então, para resistir, garantir receita e se diferenciar no mercado?
Para as empresas dos segmentos de bens de consumo, acredito que o investimento robusto e muito bem planejado em acordos comerciais seja uma ótima estratégia. Você sabe se seus investimentos estão indo para o cliente e marca corretos? Seja por meio de bonificações em dinheiro ou em produtos, ou por meio da disponibilização de verbas de ativação, um bom trabalho com o time de vendas pode contribuir para o aumento da receita e, como consequência, do lucro líquido da sua empresa.
Deixo abaixo três dos principais efeitos positivos que a adoção de estratégias de acordos comerciais, se bem gerenciados, podem trazer:
- Tenha maior exposição da marca: as ações nos pontos de venda garantem que seu produto seja visto e lembrado pelo consumidor final, aumentando a chance de venda mesmo com revisões de preço ao consumidor
- Reponha a margem do varejo: alavanque a parceria com os varejistas e aumente a receita
- Atinja suas metas de volume: com ações do tipo pay for performance (bonificações), alcance suas metas de vendas
É claro que esses resultados requerem uma ação bem estruturada de gestão de verbas comerciais, ou Trade Promotion Management (TPM), um ambiente construído para ajudar você a alocar as verbas nos produtos e clientes ideais. Caso a sua empresa ainda não adote um sistema especializado para organizar esse tipo de campanha, nós da ARKER estamos à disposição para contribuir.
Que outras vantagens ou desafios você enxerga no uso de verbas comerciais?