
Gestão de Verbas Comerciais: o que vem para o 2º semestre de 2025?
17/07/2025
Arker reúne profissionais em evento e revela 5 erros que queimam verbas de trade
10/09/2025A governança na gestão de verbas comerciais é um sistema de princípios, processos e controles, com o objetivo de garantir a eficiência no uso dos recursos destinados às ações comerciais, com alinhamento total aos objetivos da empresa e foco na sustentabilidade a longo prazo.
Na prática, a governança na gestão de verbas comerciais é como um jogo de xadrez: cada movimento precisa ser calculado com antecedência, considerando o impacto no tabuleiro inteiro.
Planejar, aprovar, executar e comprovar resultados não é apenas uma sequência de ações — é garantir que cada decisão seja precisa, evitando fraudes, erros e desperdícios que possam comprometer a performance. No tabuleiro de 2026, onde a competição será ainda mais acirrada e as regras mais exigentes, a governança deixa de ser apenas estratégica para se tornar um requisito indispensável à sobrevivência.
Nesse contexto, preparamos em primeira mão um artigo com tudo que você precisa saber sobre a governança na gestão de verbas, incluindo:
- Pilares da governança na gestão de verbas comerciais;
- Componentes essenciais para implementar a governança;
- Insights do Panorama de Verbas Comerciais 2025 que reforçam a importância da governança para 2026;
- O que vem para o 2º semestre de 2025.
Acompanhe o artigo e saiba mais!
Pilares da governança na gestão de verbas comerciais

Em primeiro lugar, é preciso considerar que a implementação da governança deve passar por quatro pilares essenciais:
1. Transparência
É preciso que haja a visibilidade total do processo, da alocação ao pagamento. Isso facilita a supervisão e a identificação de desvios em tempo real, além de possíveis intercorrências, de modo a fortalecer a confiança interna, com parceiros e mitigar erros.
2. Equidade
Deve haver a distribuição estratégica dos recursos, a fim de otimizar investimentos por cliente, marca e canal. Com isso, há o direcionamento de verbas para onde realmente há mais potencial de retorno.
3. Prestação de Contas
Trata-se dos mecanismos que responsabilizam gestores e equipes pelo uso das verbas, de modo a garantir conformidade com o orçamento aprovado e metas estabelecidas.
4. Responsabilidade Corporativa
Ao implementar a governança na gestão de verbas, é preciso considerar também como pilar o alinhamento das ações comerciais aos objetivos de longo prazo da corporação, de modo a gerar valor a todos os stakeholders.
Componentes essenciais para implementar a governança
A Plataforma de Gestão de Verbas Comerciais da Arker foi desenvolvida para oferecer o melhor serviço em governança na gestão de verbas. Isso inclui diferenciais exclusivos, como:
- Planejamento Orçamentário: criação de carteiras virtuais para distribuir a verba de forma clara e controlada entre vendedores e equipes.
- Workflows de Aprovação: processos digitais de requisição e aprovação de verba, evitando gastos não planejados e garantindo conformidade com o orçamento.
- Gestão das Ações Comerciais: acompanhamento do ciclo de vida completo das ações comerciais, da criação ao pagamento, com controle centralizado na plataforma.
- Comprovação e Documentação: recursos como reconhecimento de imagem e QR code para comprovar execução no PDV aumentam a confiabilidade e reduzem riscos.
- Monitoramento e Relatórios: dashboards e relatórios dinâmicos para medir desempenho, identificar as ações mais rentáveis e ajustar investimentos em tempo real.
Insights do Panorama de Verbas Comerciais 2025 que reforçam a importância da governança para 2026

O Panorama de Verbas Comerciais 2025, desenvolvido pela Arker, destaca alguns pontos que chamam atenção e reforçam a importância da governança para 2026, incluindo:
- Empresas com governança robusta cresceram acima da média, com maior eficiência na alocação de recursos.
- Processos de gestão, controle e rastreabilidade reduziram perdas e aumentaram o incremento de vendas.
- Tendências de regionalização, como o avanço do Nordeste, e a força de canais diretos exigem forte governança para maximizar resultados.
O que vem para o 2º semestre de 2025?
A partir dos dados acima, é possível se questionar quais serão as mudanças no 2º semestre de 2025. Entre as principais perguntas, estão:
1. Volume Sell-out continuará sendo o principal motor de crescimento?
Em 2024, o Sell-out foi uma das mecânicas mais usadas, mas nem sempre entregou eficiência para todas as empresas. Com a busca por rentabilidade, pela governança de verbas comerciais, pode haver revisão na prioridade dessa estratégia.
2. O Nordeste seguirá como diferencial competitivo?
A região Nordeste liderou o crescimento do PIB nacional e recebeu altos investimentos comerciais. A questão agora é se manter o foco ali ainda é a melhor estratégia ou se novos polos surgirão.
3. Canais diretos continuarão dominando?
Key Accounts, Autosserviço Regional e Cash & Carry concentraram a maior parte dos investimentos. A tendência se mantém ou haverá diversificação mais tática?
4. Black Friday será mais bem explorada?
Apesar da relevância, ainda recebe uma fatia modesta dos orçamentos em relação ao Natal. Pode ser uma oportunidade estratégica para o segundo semestre.
5. O que a sua empresa pode fazer de diferente ainda este ano?
Mesmo com metade do ano já vencida, há tempo para ajustar a rota e tornar a gestão de verbas mais eficiente, e a Arker é a parceira certa para apoiá-lo nessa virada estratégica.
Confira o artigo completo: Gestão de Verbas Comerciais: o que vem para o 2º semestre de 2025?
Conclusão e próximos passos
Em 2026, a governança na gestão de verbas deixará de ser apenas uma vantagem competitiva para se tornar um requisito básico de sobrevivência no mercado. Sendo assim, empresas e indústrias que quiserem crescer de forma saudável e rentável precisarão estruturar seus processos, utilizar tecnologia avançada e dados confiáveis.

A Arker oferece a solução que integra todos os componentes da governança, do planejamento ao monitoramento, de modo a garantir eficiência, transparência, compliance e retorno sustentável.
Agende uma demonstração da Arker e saiba como implementar governança de ponta a ponta.
Baixe agora mesmo o Panorama de Verbas Comerciais 2025 para acessar dados e práticas valiosas do mercado. Esse é o maior estudo já realizado no Brasil sobre o tema, com mais de R$ 4,1 bilhões monitorados e mais de 10 mil ações analisadas por mês. Nele, você vai descobrir:
✅ O que as empresas que mais cresceram em market share estão fazendo diferente
✅ Práticas inovadoras
✅ As mecânicas com mais investimento
✅ Canais que cresceram e os que perderam relevância.
Arker. Excelência que se mede em resultados.
Primeira empresa brasileira de gestão e controle de verbas e líder no segmento, a Arker já geriu mais de R$ 4,6 bilhões investidos em ações comerciais e monitorou mais de 15 mil ações promocionais por mês em 2024.
Com atuação em diversos países da América Latina, a empresa conta em seu portfólio de clientes com empresas de referência no mercado, como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e Pepsico.
Acompanhe também nossas novidades aqui no blog e nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e YouTube.