Sell-in e sell-out, e o que você precisa para aumentar suas vendas
novembro 22, 2021Conheça o novo módulo de inteligência comercial lançado pela Arker
dezembro 13, 2021Tendência de automatizar o controle e a performance de ações em Pontos de Vendas busca metrificar a gestão de verbas comerciais, assim como a internet faz com a publicidade
Diante da desvalorização do real em relação ao dólar, da subida nos custos de produção e logísticos e da alta da inflação – de janeiro a outubro de 2021, o aumento acumulado nos preços do setor industrial chegou a 26,57% ao ano segundo o IBGE –, o segmento de Bens e Consumo ainda encontra grandes entraves sob um cenário econômico desafiador e incerto.
Porém, com a gradual retomada do Varejo Físico e as perspectivas de crescimento com a proximidade do Natal, o setor também vem investindo em uma nova tecnologia para empresas, chamada TPM (Trade Promotion Management).
O objetivo? Não só automatizar processos antes feitos manualmente via troca de e-mails ou planilhas de Excel, por exemplo, mas, sobretudo, metrificar a cadeia de verba comercial, assim como a internet faz com a publicidade.
Funcionalidades da tecnologia Data-Driven
Por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, grandes indústrias do segmento de Bens e Consumo – como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e PepsiCo – estão implementando estratégias comerciais baseadas nos dados coletados a partir das ações em andamento nos Pontos de Vendas.
Além de coletar dados relacionados ao tipo e resultado de uma ação promocional feita em determinada loja, por exemplo, e analisar indicadores de negócio – tais como, volume de vendas, margem de lucro e market share – por meio da plataforma de TPM também é possível simular cenários. E isso por meio de um módulo transversal de inteligência comercial, que funciona como uma ferramenta analítica e de planejamento preditivo, calculando a elasticidade de preço e potencial de venda por tipo de acordo, marca e cliente.
“O Brasil é um país de dimensões continentais e com múltiplos canais de venda, que tiveram um crescimento diferente dependendo da região. O mercado de “atacarejo”, por exemplo, cresceu 9% em relação ao ano passado, em especial nas regiões Sul e Norte, e em São Paulo conforme pesquisa realizada pelo Radar Scanntech. Precisamos de informação, de processos e de tecnologia para empoderar o time de vendas para realizar melhores negócios e construir melhores acordos comerciais neste momento desafiador”, analisa Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.
Uso de workflows para gestão de verbas
Por meio de workflows gerados para gestão de verbas comerciais na plataforma de TPM, o time de vendas ganha um grande aliado para demandar mais verbas para o time financeiro, e também flexibilidade para ir ajustando-a conforme sua necessidade, reduzindo o risco de estourar orçamentos.
Esse processo ocorre inteiramente através da plataforma – tanto a demanda pela transferência quanto o aceite e liberação dessa verba ocorrem pelo sistema e ficam registradas.
Assim, processos que demorariam dias e ficariam com informações espalhadas em e-mails e grupos de comunicação, agora podem levar apenas alguns minutos, e ficam ainda disponíveis para consulta com fácil acesso no momento de fechamento do mês.
Além disso o uso estratégico de workflows em plataformas de TPM traz ainda a possibilidade das Indústrias que investem em orçamentos de incentivo a vendas avaliarem se, de fato, estão alocando a verba comercial no cliente e na marca certos durante o período de execução das campanhas. O que garante a gestão tática e centralizada de todas as etapas do processo de gestão de verbas comerciais – que vai desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais.
Levantamento realizado pela Arker, empresa pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM) que se juntou a Neogrid recentemente, aponta que a digitalização de verbas comerciais pode gerar rentabilidade de até 10% para empresas. O que representa um ganho de R$ 20 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões.
Sobre a Arker
A Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM). Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, a empresa faz uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.
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