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Promover uma boa gestão de verbas comerciais levando em consideração estratégias de vendas e estratégias operacionais não é uma tarefa fácil, mas é um passo fundamental para o sucesso de um negócio.

Isso porque uma gestão eficaz de verbas comerciais é uma arma fundamental para aumentar a rentabilidade empresarial, automatizar processos e metrificar resultados a partir de setores que trabalham em integração.

Claro, que para chegar a um nível de coesão entre times, é preciso entender a importância de uma gestão adequada de verbas comerciais e os principais desafios para automatizar o controle de recursos.

Apesar da importância da automatização da análise de dados para a gestão de verbas comerciais, muitos processos ainda são manuais, o que pode causar problemas, como abordaremos a seguir. 

A importância da transformação digital na gestão de verbas comerciais 

Como destacamos acima, grande parte da gestão de verbas comerciais em muitas empresas ainda é feita manualmente, por meio de e-mails, mensagens em aplicativos e planilhas, o que geralmente causa descentralização de informações.

Outro ponto é que a falta de automatização dá margem a erros administrativos e até mesmo fraudes, sem contar a dificuldade de todo o time em gerenciar essas verbas adequadamente.

Por isso, o acompanhamento integrado de verbas investidas e ações comerciais realizadas em PDVs, por exemplo, proporciona que as equipes de vendas e marketing reajam mais rapidamente a eventuais problemas que possam surgir pelo caminho. 

Ferramentas como a plataforma de gestão de verbas comerciais da Arker oferecem tais funcionalidades e faz com que a gestão de verbas comerciais seja mais assertiva.

As operações tornam-se menos burocráticas, beneficiando diversos setores, como o time de vendas. O setor pode contribuir para dar informações para bancos de dados em tempo real e auxiliar na confecção de relatórios mais completos para o time de TI, por exemplo.

Junto a um planejamento estratégico de marketing, há uma gestão eficaz de verbas comerciais e consequentemente um aumento da rentabilidade do negócio. 

Como utilizar dados e análises digitais para avaliar o ROI de campanhas promocionais e ajustar estratégias

Os dados exercem papel fundamental para a análise do ROI. Afinal, os números coletados permitem a previsão de tendências de mercado e o investimento em campos mais seguros. 

É por meio da análise de dados estruturados que será possível definir um orçamento realista para as verbas comerciais, bem como ter um equilíbrio entre dados de volume e preço.

Ou seja, não basta olhar somente para as vendas, e sim para a margem de lucro obtida com elas. 

Na prática, aderir a ferramentas tecnológicas no cálculo do ROI é um fator determinante para mensurar a eficiência da relação custo/benefício em relação ao orçamento disponibilizado para a operação e identificar oportunidades para melhorar as vendas. 

Automação de processos e a eficiência na gestão de verbas comerciais 

Um sistema de gestão de verbas comerciais é alternativa para expandir a capacidade de distribuição de produtos e serviços, além do maior controle de verbas e minimização de erros.

Além disso, os benefícios de uma boa plataforma de gestão inclui menos custos à empresa e execuções mais rápidas. 

A comunicação entre equipes torna-se mais assertiva, o trabalho manual diminui consideravelmente e não é mais necessário se comunicar de forma lenta com outros setores da organização. 

Os relatórios são completos em poucos cliques, fica fácil fazer análise de ROI em ações de marketing e identificar oportunidades, sem contar com a visão consolidada de uso da verba e de cronograma das ações.

A documentação digitalizada de notas fiscais e evidências facilita a consulta para auditorias de compliance e os arquivos referentes a projetos estão sempre disponíveis para consulta. 

Desafios na gestão de verbas comerciais

São inúmeros os desafios quando se trata de gestão de verbas comerciais. Entre os principais, citamos a utilização incorreta de verbas, isto é, o uso de verbas de determinada categoria em ações de outra categoria, o que resulta em uma comprovação mais difícil do uso de recursos financeiros.

Outros problemas são a falta de critério de distribuição de verbas, acarretando desequilíbrio de recursos e desproporções em investimentos e a centralização do controle de verbas em um só setor.

Ainda falando sobre verbas comerciais mal distribuídas, outro entrave para uma gestão de verbas eficaz é a falta ou até mesmo a inexistência de critérios claros para alocar verbas de acordo com canal, cliente ou categoria.

Outro item que atrapalha a distribuição de verbas comerciais é a demora na aprovação ou a reprovação em investimentos por decisão do setor de trade marketing, o que provoca atuação lenta por parte do vendedor e prejudica a imagem deste perante o cliente. 

Estratégia de gestão de verbas comerciais e os diferentes canais de venda

Uma gestão eficiente de verbas comerciais passa obrigatoriamente pela atuação correta de equipes nos chamados 4Ps do marketing:

Produto

Deve ter seus atributos conhecidos, com a consideração de tendências de mercado e acompanhamento de estoque.

Preço

Precificação atrativa e com margem de negociação por volume ou faturamento com varejistas e distribuidores.

Praça

Estratégias de minimização de impactos logísticos ou pensar em parcerias para o próprio cliente distribuir produtos.

Promoção

Priorização de campanhas que impactam diretamente a pessoa comerciante como investimentos para aumentar a visibilidade do produto ou redução temporária de preço.

Um sistema de gestão de verbas comerciais assertivo e estratégico ajuda você e sua empresa justamente na implementação das estratégias citadas acima, além de colaborar no desenvolvimento de táticas que consideram variáveis como produto, canal de venda e cliente que se deseja atingir com as ações de venda. 

Claro que para chegar a esse estágio, é preciso que a organização tenha acordos comerciais estabelecidos para que tenham dados e métricas suficientes para guiar o planejamento de futuras ações de venda e alcançar resultados positivos.

Conheça a plataforma de gestão de verbas comerciais da Arker

A plataforma de gestão de verbas comerciais da Arker é fundamental para potencializar as ações de times comerciais na era digital.

Entre outras funcionalidades, as ferramentas da plataforma disponibilizam uma visão preditiva de onde e como direcionar verbas comerciais, com planejamento em clientes, marcas e categorias. 

Isso tudo abrange etapas desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem. Ou seja, a sua empresa fica amparada e tem soluções eficazes para gestão.

Conte com a Arker, a plataforma pioneira em gestão de verbas comerciais e se destaque diante dos avanços digitais agora mesmo.