Skip to main content

Pagamentos duplicados, por exemplo, estão entre uma das principais fraudes que podem ser identificadas por meio da tecnologia

Com o avanço da adoção de novas tecnologias pelas empresas, uma das soluções que vem ganhando espaço na indústria com o objetivo de otimizar seus processos e ações no mercado varejista são as plataformas de gestão de verbas comerciais, que aliam inteligência comercial e comprovação de ações comerciais em uma mesma ferramenta.

“Em geral, a indústria aloca de 3 a 8% de sua receita bruta em contratos e verbas comerciais no varejo e distribuidores. Porém, em muitos casos, a gestão de tais investimentos ainda é feita manualmente, por meio de trocas de e-mails e tabelas do Excel, por exemplo. O que, além de ser extremamente suscetível a erros ou perdas, se mostra suscetível também a fraudes”, diz Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Redução de fraudes no mercado varejista

Para reduzir o número de fraudes em comprovações de ações comerciais, uma iniciativa adotada pelas indústrias que investem, sobretudo, no varejo físico tem sido a implantação de tecnologias de reconhecimento de imagem, que além de evitar fotos duplicadas, ainda comprovam se ação foi, de fato, realizada, por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics.

Pesquisa realizada com base nos dados coletados na plataforma de gestão de verbas comerciais desenvolvida pela Arker – e utilizada por grandes empresas de Bens de Consumo como Grupo Bimbo, M. Dias Branco, Genomma Lab, Ontex, PepsiCo e Sanofi –  aponta que somente em 2021 mais de 50 mil fotos foram utilizadas para comprovação de ações comerciais promovidas em pontos de vendas.

Ainda segundo o levantamento, uma das principais fraudes identificadas refere-se, por exemplo, a pagamentos duplicados.

““Cientes desse cenário, desenvolvemos uma plataforma de gestão de verbas comerciais que, entre outras funcionalidades, automatiza processos de compliance das ações comerciais via reconhecimento de imagem, seja de uma foto da ação do ponto de venda ou de um documento. Na prática, funciona assim: cada ação gera uma senha e um QR Code que, ao serem capturados pelo aplicativo da Arker, são analisados e registrados em nosso sistema. Além de não permitir fotos duplicadas, a Arker ainda cruza, de forma automática, o local onde o registro foi feito, marcas inclusas na foto dos produtos entre outros, reduzindo o risco de fraudes no uso de verbas e efetuando 100% dos pagamentos com comprovação.”, completa Thomas Alexander Semple diretor de tecnologia da Arker

Rentabilidade em vista

Além, claro, da redução de possíveis erros e prejuízos devido à automatização dos processos, levantamento realizado pela Arker aponta ainda que a digitalização de verbas comerciais pode gerar rentabilidade de até 10% para empresas. O que representa um ganho de R$ 20 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões.

“Um dos principais diferenciais da nossa plataforma de gestão de verbas comerciais é o fato dela se apresentar como uma excelente oportunidade de automatizar todas as etapas do processo de gestão dessas verbas – que vai desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações – semana a semana. O que é fundamental não só no sentido de identificar uma possível fraude em tempo hábil de minimizar seus riscos, como também de mudar rapidamente uma estratégia de negócio que não está performando como deveria”, completa Thomaz.

De acordo com relatório da McKinsey, no mundo todo empresas de bens de consumo investem mais de 20% de sua receita anual em ações comerciais. No entanto, as estatísticas mostram que o retorno sobre esses investimentos tem sido limitado. Na América do Norte, por exemplo, 72% dessas campanhas não foram lucrativas; percentual esse similar ao identificado pela Arker nas empresas brasileiras analisadas.

Para saber mais, clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Sobre a Arker

A Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de gestão de verbas comerciais. Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, a empresa faz uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.

Close Menu