Arker no Neogrid Summit 2023: O Evento que vai Transformar a Supply Chain
junho 7, 2023A gestão eficiente de verbas comerciais na era digital: desafios e oportunidades
junho 28, 2023Inflação. Certamente esta é uma das palavras mais ouvidas nos últimos tempos no noticiário geral e, atualmente, é uma das grandes preocupações das pessoas ao redor do mundo.
Nos negócios, não é diferente. Em sociedades com alta inflação, as pessoas tendem a comprar menos, os custos de produção aumentam, já que as matérias-primas ficam caras.
Também pode haver o fenômeno da variação de oferta e demanda, quando mais pessoas procuram um produto não tão disponível acarretando aumento dos preços. Em suma, o faturamento cai e todos, clientes e comerciantes, saem afetados.
Para que os efeitos da inflação não sejam sentidos pela sua empresa, a tecnologia é uma aliada e tanto. Um sistema de gestão de verbas comerciais traz um panorama sobre o orçamento disponível na organização e como aplicá-las de forma a evitar desperdícios.
A seguir, mostramos como esse sistema auxilia no manejo de verbas nas empresas.
O que é um sistema de gestão de verbas comerciais e como ele funciona?
Um sistema de gestão de verbas comerciais se trata de uma plataforma que tem o objetivo de acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção e/ou venda de produtos de diferentes indústrias.
O sistema permite a produção de relatórios automatizados e insights para os times de inteligência de mercado e comercial.
Dessa forma, é possível verificar a eficiência dos investimentos em cada cliente e canal e metrificar a cadeia de verbas comerciais.
Vale dizer que o sistema de gestão de verbas comerciais correto pode operar desde o estágio de planejamento orçamentário até a conclusão de ações comerciais.
Como o sistema de gestão de verbas comerciais pode ajudar a neutralizar os efeitos da inflação
Um sistema de gestão de verbas comerciais mostra para os gestores de forma simplificada e otimizada as verbas comerciais disponíveis, o quanto e como elas podem ser usadas sem excessos, além, de claro, dar insights de como aplicá-las nas campanhas e ações promocionais corretas.
Isso ocorre, pois os sistemas de gestão contam com ferramentas de Big Data, Analytics que auxiliam na companhia no impulsionamento de suas ações comerciais.
A seguir, exploramos em detalhes as vantagens que os sistemas oferecem na minimização dos impactos da inflação.
Estabelecimento de metas e objetivos claros para as ações promocionais
O sistema de gestão de verbas possibilita a simulação das melhores ações para finalizar um negócio, como possibilidade de desconto ou outras promoções.
Também é permitida a coleta de dados referentes a resultados de ações promocionais de estabelecimentos, analisar indicadores como volume de vendas, margem de lucro e market share, além de simular cenários.
Consequentemente, as decisões de vendas são mais assertivas e com maior frequência (semanal ao invés de mensal, por exemplo).
Avaliação do retorno sobre o investimento (ROI) das ações
É possível analisar e identificar as ações que geram melhores resultados em relação ao que foi investido em determinada ação ou campanha. Desse modo, são mostrados insights de como aplicar as próximas verbas em campanhas posteriores de forma precisa.
Para isso, são utilizadas métricas como KPIs (Key Performance Indicators), chaves de indicadores de performance, que servem para mensurar o sucesso financeiro dessas ações.
Controle mais preciso dos recursos destinados a cada ação promocional
Por meio do uso estratégico de workflows, as indústrias verificam se estão empregando suas verbas comerciais no cliente e na marca certas durante o período de execução das campanhas.
Ou seja, a gestão de recursos torna-se tática e centralizada em todas as etapas da ação promocional, sem contar que o acesso às informações é facilitado, o que facilita a comunicação entre equipes.
Flexibilidade para adaptação das estratégias promocionais às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor
Com análise de dados sobre consumo, o sistema de gestão possibilita módulos de planejamento orçamentário e distribuição de verbas e auxilia na análise de dados sobre consumo, ciclo de vida de promoções e efetividade de iniciativas, o que propicia flexibilidade na gestão de verbas e reduz o risco de estourar orçamentos.
São dados preciosos sobre campanhas comerciais de modo prático e integrado, para se inteirar sobre o que os consumidores buscam e desejam.
Redução de custos e aumento da margem de lucro com uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros
As ferramentas de gestão permitem mais conhecimento sobre a situação financeira atual da empresa e maior controle de verbas.
Isso permite que a organização evite gastos desnecessários, financiamentos pouco estratégicos, além de organizar o capital da melhor maneira possível.
Aliás, levantamentos apontam que digitalizar verbas comerciais traz uma rentabilidade extra de até 10% para as empresas.
A vantagem é trazer visibilidade de recursos em tempo real para os times de finanças, vendas, revenue management e comercial e possibilitar uma visão preditiva e prevenção de fraudes.
Arker e Bimbo do Brasil: uma parceria de sucesso!
A Bimbo do Brasil, multinacional mexicana referência no setor alimentício, investiu em iniciativas de transformação digital com a ajuda da Arker.
No caso, foi adotado o Revenue Growth Management (RGM), metodologia que permite a visibilidade do uso de verba, o que permite a melhor distribuição de verbas comerciais, decisões mais assertivas e aumento de lucro.
Com as soluções Arker, a Bimbo do Brasil impulsionou seus resultados mesmo em um contexto de inflação com três grandes benefícios, a saber:
- Visibilidade de ponta a ponta do processo;
- Controle e automatização;
- Facilidade e flexibilidade no processo de seleção e implementação.
Em números, houve o aumento de 47,6% nas vendas de snacks no Brasil entre janeiro e julho de 2022, com 30% desse crescimento gerado por estratégias de precificação e 70% graças ao aumento no volume de vendas.
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Minimize os impactos da inflação na sua empresa com as soluções da Arker
A Arker é destaque nacional quando se trata de gestão de verbas comerciais. No mercado desde 2019, ela é pioneira no mercado de gestão de verbas comerciais e por meio das soluções tecnológicas já citadas, garante a minimização dos impactos da inflação nas empresas atendidas.
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