
Chegou a hora da evolução. Novo ano, nova Arker!
09/02/2023
7 Estratégias para reduzir custos de verbas comerciais sem comprometer resultados
29/03/2023A Bimbo do Brasil, do Grupo Bimbo do Brasil, cresce cada vez mais no mercado de panificação brasileiro e consolida a sua posição de líder em panificados nacionais ano após ano. E isso não é à toa.
Graças a estratégias que unem soluções tecnológicas com insights para o direcionamento de investimentos, a marca torna-se cada vez mais bem sucedida.
E é com orgulho que trazemos o case de sucesso da Bimbo do Brasil, mostrando todos os detalhes de como a empresa conseguiu aumentar as vendas em tão pouco tempo com a ajuda da Arker. Confira!
Veja nosso case completo!
Em 2021, a multinacional mexicana investiu na transformação digital e lançou foco em Revenue Growth Management, o que agora traz resultados positivos. A solução foi desenvolvida pela Arker, a primeira e única empresa brasileira de tecnologia voltada para gestão de verbas comerciais, que permitiu a Bimbo otimizar o controle e a visibilidade das verbas comerciais.
Com a ferramenta, a venda de snacks do grupo no Brasil disparou e cresceu 47,6%, entre janeiro e julho de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Deste crescimento, 30% foram gerados por estratégia de precificação e 70% por aumento de volume de vendas.
Tal característica do crescimento merece destaque, pois é comum que as empresas vendam mais aumentando o volume, mas não o preço. Ou seja, através da performance da Arker, a Bimbo do Brasil conseguiu aumentar vendas e a margem de lucro dos produtos, ultrapassando seus concorrentes com um ponto de virada estratégico.

A grande estratégia para o êxito foi o foco em Revenue Growth Management: área responsável por gerenciar o processo decisório e, por si só, altamente complexo. A Bimbo usou a tecnologia da plataforma Arker para ter melhor visibilidade de uso da verba, garantindo que a estratégia fosse executada na ponta para uma alocação mais eficiente da verba comercial.
Na área de Revenue Growth Management, é fato que os dados são ativos indispensáveis que orientam os gestores hora de tomar decisões gerenciais.
E, claro, contratar uma plataforma tecnológica de ponta, como a Arker, contribuiu diretamente para o êxito alcançado pela Bimbo do Brasil, pois as decisões foram baseadas em dados valiosos e estrégicos, não somente em números.
Com o processo de pré e pós pandemia, uma velocidade entre indústria, tecnologia e varejo que até então não existia, agitou os bastidores da gestão de verbas: o consumidor mudou a forma de consumo; a concentração de vendas que acontecia aos finais de semana foi distribuída durante a semana; isto sem contar com a profundidade nas promoções, que também teve que ser modificada para se adequar ao novo perfil do shopper e dos clientes.
“Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade de implementar na Bimbo uma plataforma para automatizar esse processo e nos ajudar a compreender a nova demanda do mercado, facilitando a captura de oportunidades e como sermos assertivos com as nossas ações,” conta Fernando Henrique – Diretor de RGM na Bimbo Brasil.
O diretor também comenta que é essencial ter a visibilidade de onde distribuir as verbas comerciais de forma que gere melhores resultados e consequentemente lucro:
“Hoje na Bimbo conseguimos enxergar esse nível de detalhe, desenvolver e aplicar atividades comerciais de acordo com o perfil de cada público e demandas de cada região, isso só é possível por conta da tecnologia que a Arker trouxe”.
Segundo o CEO da Arker, Thomaz Camanho, “com a precisão estratégica na escolha dos pontos de venda e da dinâmica do time de vendas da Bimbo do Brasil, juntamente ao apoio da plataforma, foi possível alcançar estes resultados de sucesso que também possibilitaram um seguimento na implementação de acordos comerciais e no aumento do engajamento das equipes de RGM, KAN e Finanças da Bimbo.”
Os 3 pilares Arker que potencializaram a Bimbo do Brasil
Para Alejandro Lacorte, VP de transformação e RGM na Bimbo Brasil, a Arker é uma parceira fundamental na jornada de transformação da Bimbo.
“Nós enxergamos os três principais benefícios na utilização da Plataforma Arker: a visibilidade de ponta a ponta do processo, o controle e automatização e a facilidade e flexibilidade no processo de seleção e implementação“, destaca.
Esses pontos, segundo o VP, foram essenciais para gerar ganhos relevantes no planejamento e na execução otimizada dos investimentos da Bimbo Brasil.
“Hoje, a Arker é parte fundamental do trabalho diário dos times de RGM, KAN’s e Finanças”, completa Alejandro.
Depoimento: o sucesso da parceria Arker e Bimbo do Brasil
A partir de estratégias bem planejadas e soluções técnicas inovadoras proporcionadas pela Arker, a Bimbo do Brasil conseguiu aumentar as suas vendas de forma exponencial, obter êxito na implementação de seus acordos comerciais e aumentar o retorno sobre os investimentos comerciais implantados.
Conheça o grupo Bimbo do Brasil
O Grupo Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo e líder no setor no continente americano.
Com mais de 175 sedes localizadas em 24 países da América, Ásia, Europa e África, a Bimbo possui mais de 133 mil colaboradores, além de um portfólio composto por 100 marcas e 13 mil produtos.
A Bimbo do Brasil produz pães, bisnaguinhas, bolos, snacks e diversos outros produtos presentes no dia a dia de todos os brasileiros. Algumas das marcas de nosso portfólio são:
- Pullman;
- Nutrella;
- Rap 10;
- Crocantíssimo;
- entre outras.
Possuem mais de 60 anos de tradição e é líder nos segmentos de panificação do Brasil, isto é, na produção de itens como pães e doces industrializados, pães light, bolos, monoporções e snacks.
O Grupo Bimbo elabora, distribui e comercializa produtos, incluindo uma grande variedade de pães frescos e congelados, bolos, biscoitos, artigos de confeitaria, entre outros.
Entre os países alcançados pela Bimbo, estão os Estados Unidos, Brasil, México, Canadá, Argentina, Colômbia, Chile, entre outros.
Aqui no Brasil, possuem sedes nas seguintes cidades:
- Brasília (DF);
- Gravataí (RS);
- Jaboatão dos Guararapes (PE);
- Mogi das Cruzes (SP);
- São Paulo (SP);
- Rio de Janeiro (RJ).
A Bimbo do Brasil se destaca também pelo investimento contínuo em fábricas produtivas, associações estratégicas e aquisição de empresas do setor de panificação, o que traz consolidação operacional para a marca.
Algumas das aquisições feitas pela Bimbo do Brasil estão em países como Índia, Marrocos, Canadá, Espanha e Portugal.
Sabendo da importância das pautas ESG (Environmental, Social and Governance), o Grupo Bimbo concentra seus esforços nos últimos anos para iniciativas de sustentabilidade participando de projetos como o reflorestamento de áreas naturais protegidas no México e, no Brasil, fazendo parte de projetos que buscam a conservação de recursos naturais.
Em 2022, a maior empresa de panificação do mundo bateu recorde de vendas em uma de suas principais categorias no Brasil, após utilizar a primeira plataforma nacional de gestão e performance de verbas comerciais, a Arker.
A partir de estratégias bem planejadas e soluções técnicas inovadoras através da Arker, a Bimbo do Brasil conseguiu aumentar as suas vendas de forma exponencial, obter êxito na implementação de seus acordos comerciais e aumentar o retorno sobre os investimentos comerciais implantados.
A atuação da Arker como plataforma de gestão de verba comercial da Bimbo do Brasil
A Arker é pioneira na gestão de verbas comerciais no mercado brasileiro por oferecer ferramentas de controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Possuímos ferramentas que cuidam de etapas que vão desde o planejamento orçamentário até a execução e comprovação de ações comerciais.
Durante nossa trajetória no mercado, a Arker constatou que algumas das grandes dores de clientes como a Bimbo do Brasil são:
- Comprovar todas as ações no PDV;
- Gerenciamento do limite de gastos, por canal ou diretoria;
- Falta de visibilidade do processo e no fluxo do dinheiro;
- Planejamento sem inovação que não resolve os problemas rotineiros dos vendedores;
- Time de vendas que não têm visibilidade dos pagamentos do cliente.
Isso acarreta no surgimento de diversas dúvidas, como:
- Campanhas e ações com maior retorno financeiro;
- Como a equipe acompanha fluxos e processos relacionados à gestão de verbas;
- Quem audita as informações para os objetivos serem cumpridos corretamente;
- Entre outras.
De acordo com Thomaz Camanho, CEO da Arker, as vendas recorde da Bimbo Brasil demonstram que a execução da estratégia de aumento de preço teve o suporte do planejamento de investimentos comerciais.
“No final, a precisão na escolha dos pontos de venda e da dinâmica do time de vendas, apoiada pela plataforma, trouxe esse resultado, mesmo em um contexto de pós-pandemia e escassez de matéria prima, a Bimbo Brasil junto com a Arker conseguiu produzir esse case de sucesso”, complementa.
Por que escolher a Arker?
A Arker é a primeira empresa brasileira de gestão e controle de verbas, sendo líder no segmento; já geriu mais de R$1,5 bilhão investido em ações comerciais e monitorou mais de 10 mil ações promocionais por mês de agosto de 2023 a agosto de 2024.
Com atuação em diversos países da América Latina, a empresa conta em seu portfólio de clientes com empresas de referência no mercado, como Heineken, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e PepsiCo.
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