
Chegou a hora da evolução. Novo ano, nova Arker!
09/02/2023
7 Estratégias para reduzir custos de verbas comerciais sem comprometer resultados
29/03/2023A Bimbo do Brasil cresce cada vez mais no mercado de panificação brasileiro e consolida a sua posição de líder em panificados nacionais.
Graças a estratégias que unem soluções tecnológicas que trazem insights de direcionamento de investimentos, a marca torna-se cada vez mais bem sucedida.
Trazemos o case de sucesso da Bimbo do Brasil e como ela conseguiu aumentar as vendas em tão pouco tempo.
Veja nosso Case completo!
Há três anos, a multinacional mexicana investiu na transformação digital e lançou foco em Revenue Growth Management, o que agora traz resultados positivos. A solução foi desenvolvida pela Arker, a única empresa brasileira de tecnologia voltada para gestão de verbas comerciais, que permitiu a Bimbo melhorar o controle e a visibilidade das verbas comerciais.
Com a ferramenta, a venda de snacks do grupo no Brasil cresceu 47,6%, entre janeiro e julho de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Nesse crescimento 30% foram gerados por estratégia de precificação e 70% por aumento de volume de vendas
Sobre esse crescimento, 30% foi gerado por conta de estratégias de precificação e 70% por aumento do volume de vendas, o que é um ponto de destaque pois normalmente as empresas vendem mais aumentando volume e não preço. Ou seja, através da performance da Arker, a Bimbo conseguiu aumentar vendas e a margem de lucro dos produtos.
A grande estratégia foi o foco em Revenue Growth Management. A área é responsável por gerenciar o processo decisório, ou seja, eles usaram a plataforma Arker para ter melhor visibilidade de uso da verba garantindo que a estratégia fosse executada na ponta. Garantindo assim, uma verba comercial melhor alocada
Na área de Revenue Growth Management, os dados são ativos indispensáveis na hora de tomar decisões gerenciais.
E, claro, contratar uma plataforma tecnológica de ponta como o da Arker contribuiu diretamente para o êxito alcançado pela Bimbo do Brasil.
Com o processo de pré e pós pandemia, foi criada uma velocidade entre indústria, tecnologia e varejo que até então não existia. O consumidor mudou a forma de consumo, a concentração de vendas que acontecia aos finais de semana foi distribuída durante a semana, bem como a profundidade nas promoções também teve que ser modificado para se adequar ao novo perfil do shopper e dos clientes.
“Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade de implementar na Bimbo uma plataforma para automatizar esse processo e nos ajudar a compreender a nova demanda do mercado, facilitando a captura de oportunidades e como sermos assertivos com as nossas ações.” Fernando Henrique – Diretor de RGM na Bimbo Brasil.
Fernando também comenta que é essencial ter a visibilidade de onde distribuir as verbas comerciais de forma que gere melhores resultados e consequentemente lucro:
“Hoje na Bimbo conseguimos enxergar esse nível de detalhe, desenvolver e aplicar atividades comerciais de acordo com o perfil de cada público e demandas de cada região, isso só é possível por conta da tecnologia que a Arker trouxe”
Segundo o CEO da Arker, Thomaz Camanho, com a precisão estratégica na escolha dos pontos de venda e da dinâmica do time de vendas da Bimbo do Brasil juntamente ao apoio da plataforma, foi possível alcançar estes resultados de sucesso que também possibilitaram um seguimento na implementação de acordos comerciais e o aumento no engajamento das equipes de RGM, KAN e Finanças da Bimbo.
Os 3 pilares Arker que potencializaram a Bimbo do Brasil
Segundo Alejandro Lacorte, VP de transformação e RGM na Bimbo Brasil, A Arker é um parceiro fundamental na jornada de transformação da Bimbo.
“Nós enxergamos três principais benefícios na utilização da Plataforma Arker: a visibilidade de ponta a ponta do processo, controle e automatização e facilidade e flexibilidade no processo de seleção e implementação”
Esses pontos foram essenciais para gerar ganhos relevantes no planejamento e na execução otimizada dos investimentos da Bimbo Brasil.
“Hoje a Arker é parte fundamental do trabalho diário dos times de RGM, KAN’s e Finanças.” Comenta Alejandro.
Confira mais sobre seu depoimento no vídeo a seguir:
Dessa forma, a partir de estratégias bem planejadas e soluções técnicas inovadoras proporcionadas pela Arker, a Bimbo do Brasil conseguiu aumentar as suas vendas de forma exponencial, obter êxito na implementação de seus acordos comerciais e aumentar o retorno sobre os investimentos comerciais implantados.
Conheça o grupo Bimbo do Brasil
O Grupo Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo e líder no setor no continente americano.
Com mais de 175 sedes localizadas em 24 países da América, Ásia, Europa e África, a Bimbo possui mais de 133 mil colaboradores, além de um portfólio composto por 100 marcas e 13 mil produtos.
A Bimbo do Brasil produz pães, bisnaguinhas, bolos, snacks e diversos outros produtos presentes no dia a dia de todos os brasileiros. Algumas das marcas de nosso portfólio são:
- Pullman;
- Nutrella;
- Rap 10;
- Crocantíssimo;
- entre outras.
Possuem mais de 60 anos de tradição e é líder nos segmentos de panificação do Brasil, isto é, na produção de itens como pães e doces industrializados, pães light, bolos, monoporções e snacks.
O Grupo Bimbo elabora, distribui e comercializa produtos, incluindo uma grande variedade de pães frescos e congelados, bolos, biscoitos, artigos de confeitaria, entre outros.
Entre os países alcançados pela Bimbo, estão os Estados Unidos, Brasil, México, Canadá, Argentina, Colômbia, Chile, entre outros.
Aqui no Brasil, possuem sedes nas seguintes cidades:
- Brasília (DF);
- Gravataí (RS);
- Jaboatão dos Guararapes (PE);
- Mogi das Cruzes (SP);
- São Paulo (SP);
- Rio de Janeiro (RJ).
A Bimbo do Brasil se destaca também pelo investimento contínuo em fábricas produtivas, associações estratégicas e aquisição de empresas do setor de panificação, o que traz consolidação operacional para a marca.
Algumas das aquisições feitas pela Bimbo do Brasil estão em países como Índia, Marrocos, Canadá, Espanha e Portugal.
Sabendo da importância das pautas ESG (Environmental, Social and Governance), o Grupo Bimbo concentra seus esforços nos últimos anos para iniciativas de sustentabilidade participando de projetos como o reflorestamento de áreas naturais protegidas no México e, no Brasil, fazendo parte de projetos que buscam a conservação de recursos naturais.
Em 2022, a maior empresa de panificação do mundo bateu recorde de vendas em uma de suas principais categorias no Brasil, após utilizar a primeira plataforma nacional de gestão e performance de verbas comerciais, a Arker.
A partir de estratégias bem planejadas e soluções técnicas inovadoras através da Arker, a Bimbo do Brasil conseguiu aumentar as suas vendas de forma exponencial, obter êxito na implementação de seus acordos comerciais e aumentar o retorno sobre os investimentos comerciais implantados.
Atuação da Arker como plataforma de gestão de verba comercial da Bimbo do Brasil
A Arker é pioneira na gestão de verbas comerciais no mercado brasileiro por oferecer ferramentas de controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Possuímos ferramentas que cuidam de etapas que vão desde o planejamento orçamentário até a execução e comprovação de ações comerciais.
Durante nossa trajetória no mercado, a Arker constatou que algumas das grandes dores de clientes como a Bimbo do Brasil são:
- Comprovar todas as ações no PDV;
- Gerenciamento do limite de gastos, por canal ou diretoria;
- Falta de visibilidade do processo e no fluxo do dinheiro;
- Planejamento sem inovação que não resolve os problemas rotineiros dos vendedores;
- Time de vendas que não têm visibilidade dos pagamentos do cliente.
Isso acarreta no surgimento de diversas dúvidas, como:
- Campanhas e ações com maior retorno financeiro;
- Como a equipe acompanha fluxos e processos relacionados à gestão de verbas;
- Quem audita as informações para os objetivos serem cumpridos corretamente;
- Entre outras.
De acordo com Thomaz Camanho, CEO da Arker, as vendas recorde da Bimbo Brasil demonstram que a execução da estratégia de aumento de preço teve o suporte do planejamento de investimentos comerciais.
“No final, a precisão na escolha dos pontos de venda e da dinâmica do time de vendas, apoiada pela plataforma, trouxe esse resultado, mesmo em um contexto de pós-pandemia e escassez de matéria prima, a Bimbo Brasil junto com a Arker conseguiu produzir esse case de sucesso”, complementa.
A Arker atua em diversos países da América Latina, entre seus clientes está a Bimbo do Brasil, Heineken, Pepsico, M.dias Branco, Sanofi entre outros.
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