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março 15, 2023A importância da análise de dados na gestão de verbas comerciais
abril 5, 2023Gerenciar os gastos de uma empresa pode ser um desafio, especialmente quando os orçamentos são limitados. No entanto, com estratégias criativas e direcionadas através das ferramentas corretas, você pode controlar e reduzir os custos de verbas comerciais sem prejudicar os resultados.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Serasa, o maior problema das empresas para acarretar em um descontrole financeiro é a falta de um bom planejamento envolvendo seus gastos e investimentos.
Por isso, neste artigo iremos apresentar sete estratégias importantes que vão te ajudar a conquistar um maior controle das verbas comerciais da sua empresa, permitindo que ela atinja melhores resultados a um menor custo.
Porque pensar no controle e redução de custos de verbas comerciais?
Com o objetivo de maximizar a rentabilidade de qualquer empresa, é fundamental para as organizações buscarem formas de reduzirem os custos relacionados às verbas comerciais. Isso porque ao conquistar um maior controle e redução dessas despesas, a empresa consegue garantir mais sustentabilidade e otimizar o uso dos recursos financeiros disponíveis.
Além disso, ao implementar estratégias inteligentes para reduzir custos, é possível otimizar o uso dos recursos financeiros, aumentar a eficiência operacional e manter a competitividade no mercado.
Dessa forma, uma das principais maneiras de gerenciar esse controle é por meio do uso de relatórios de análise. Isso porque, por meio deles, é possível identificar os gastos e compará-los com os lucros obtidos a partir de um investimento específico realizado anteriormente. Assim, após essa análise, pode-se identificar exatamente o que é essencial para o negócio e o que pode ser cortado para maximizar o lucro.
Além disso, é possível controlar a quantidade de recursos que são investidos em estratégias de publicidade e marketing, por exemplo, garantindo que apenas aqueles que realmente são capazes de gerar lucro sejam mantidos, conquistando um ROI de valor.
Dessa forma, a empresa consegue reduzir os custos com verbas comerciais e investir mais no que realmente interessa.
Conheça 7 estratégias para aplicar agora mesmo
Agora que você está ciente da importância em planejar e conquistar um maior controle das verbas comerciais, conheça sete estratégias que vão te auxiliar na sua jornada diária
1. Avaliação de despesas comerciais e identificação de oportunidades de economia
A busca por otimizar o uso dos recursos financeiros para controle e redução dos custos com verbas comerciais exige uma avaliação detalhada das despesas. Isso significa identificar oportunidades de economia que contribuirão para uma melhor estratégia de gastos e maior lucratividade.
Porém, é importante lembrar que uma redução nos custos não pode interferir nos resultados. É preciso encontrar o equilíbrio certo para assegurar que nenhuma parte do orçamento seja sacrificada mais do que o necessário a ponto de prejudicar o produto, por exemplo.
Para alcançar esse objetivo, as verbas comerciais devem ser bem planejadas e monitoradas.
Um método para controlar e reduzir custos com verbas comerciais é estabelecer limites de orçamento baseados nos valores históricos e comportamento de mercado anteriores.
Nesse caso, é preciso que o orçamento anual seja monitorado diariamente para garantir que nenhum gasto seja realizado sem que seja necessário. Por outro lado, ao identificar oportunidades para reduzir os custos, é importante manter a qualidade das ações de gastos comerciais sem prejudicar a qualidade.
Outra forma de controlar e reduzir custos com verbas comerciais é usar soluções de gestão e otimização do controle e visibilidade do cálculo de rentabilidade. Essas ferramentas permitem aos responsáveis por gastos identificar rapidamente quais ações renderam os melhores resultados e qual foi o impacto financeiro de cada uma delas.
2. Negociação com fornecedores e parceiros comerciais para obter melhores preços e condições de pagamento
Uma segunda estratégia para reduzir os custos com verbas comerciais é a negociação com fornecedores e parceiros. Nesse cenário, deve-se levar em conta a qualidade do produto, garantindo que o serviço esteja adequado às necessidades da empresa.
Assim, uma vez que os preços e prazos sejam ajustados em uma renegociação ou atualização de contrato, é preciso acompanhar os desempenhos para garantir que estejam dentro do esperado. Dessa forma, a periodicidade da análise deve ser definida de acordo com o tamanho da empresa e do volume de negócios.
Além disso, é importante planejar as compras e adotar o uso de uma ferramenta que permita centralizar os dados e fornecer relatórios. Dessa forma, é possível acompanhar mensalmente os gastos com verbas comerciais, analisar os custos e tomar decisões assertivas para reduzir os custos e otimizar o uso dos recursos financeiros com base em métricas, indicadores e dados valiosos.
3. Otimização de campanhas publicitárias e investimento em marketing digital
Com a chegada da Transformação Digital para boa parte das empresas, reduzir os custos com campanhas publicitárias e investir de forma inteligente nos meios digitais é um dos principais desafios das marcas modernas.
Nesse cenário, a otimização diária dos recursos financeiros nas campanhas publicitárias é essencial para manter os resultados de marketing sem comprometê-los.
Diversas técnicas podem ser implementadas para gerar maior lucratividade, como o monitoramento dos gastos mensais, análise de dados e rotinas de otimização.
Ao realizar testes A/B antes de colocar uma campanha em ação, por exemplo, será possível mapear quais as melhores estratégias para alcançar o resultado máximo da campanha e gerar valor para o seu público.
4. Implementação de processos mais eficientes e redução de desperdícios na produção
Uma quarta estratégia eficaz de controlar custos e reduzir os custos com verbas comerciais é otimizar o uso dos recursos financeiros para descobrir onde os investimentos e gastos podem ser reduzidos.
Nesse caso, será importante ir além de cortes de custos pontuais e implementar processos mais eficientes que reduzam o desperdício de materiais e energia na produção. Dessa forma, o orçamento e o planejamento das verbas comerciais passam a ser mais seguros, pois os custos não são mais um fator incontrolável.
Metodologias como Diagrama de Ishikawa, por exemplo, podem ajudar a organização a identificar a causa raiz de um problema, que está gerando gastos desnecessários, por exemplo.
5. Treinamento e desenvolvimento de equipes de vendas e atendimento ao cliente para aumentar a eficiência e a produtividade
Outra maneira eficaz de reduzir os custos com verbas comerciais e alcançar o objetivo da organização é se concentrar no treinamento dos colaboradores para melhorar a produtividade e eficiência do trabalho.
Para isso, com o uso adequado de metodologias modernas, ferramentas de treinamento eficazes e orientação de líderes qualificados, as empresas conseguem controlar os custos e aumentar a produtividade de suas equipes de vendas e atendimento ao cliente.
Além disso, ao promover treinamentos para as equipes, a sua empresa consegue construir uma cultura forte, reduzindo a taxa de turnover, tempo em onboarding de novos colaboradores e gastos envolvendo a chegada e o encerramento de contratos de pessoas.
6. Análise de dados e métricas para tomada de decisões estratégicas baseadas em evidências
No mundo dos negócios, é fundamental controlar e reduzir os custos com verbas comerciais sem comprometer os resultados. É aí que a análise de dados, indicadores e métricas para a tomada de decisões estratégicas baseadas em evidências entra em ação.
É possível otimizar o uso dos recursos financeiros por meio de um monitoramento e análise de informações disponíveis em softwares e outras ferramentas de gestão. Além disso, por meio de insights bem fundamentados, a análise de dados pode ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência das campanhas publicitárias, gerando mais ROI e lucratividade para a empresa.
7. Revisão constante das despesas comerciais e ajustes conforme necessário para garantir a rentabilidade do negócio
O controle das verbas comerciais é particularmente importante e deve ser revisado constantemente para otimizar o uso dos recursos financeiros.
Nesse caso, reduzir os custos e aumentar o retorno dos investimentos é uma das formas mais eficazes de aumentar a lucratividade de um negócio, contudo, é preciso ter cuidado e um olhar estratégico, apoiado em soluções eficazes, para não comprometer os resultados.
Próximos passos
A Arker é uma empresa líder em soluções de gestão financeira para empresas. Somos pioneiros no mercado nacional de gestão de verbas comerciais e especialistas em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Para isso, fazemos uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.
Com um software que ajuda na gestão de verbas comerciais, a Arker oferece às empresas a possibilidade de reduzir custos e elevar a lucratividade. Conheça a Arker e saiba como ela pode ajudar a sua empresa a controlar e reduzir custos com verbas comerciais.