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15/03/2023A importância da análise de dados na gestão de verbas comerciais
05/04/2023Gerenciar os gastos de uma empresa pode ser um desafio, especialmente quando os orçamentos são limitados. No entanto, com estratégias criativas e direcionadas através das ferramentas corretas, você pode controlar e reduzir os custos de verbas comerciais sem prejudicar os resultados.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Serasa, o maior problema das empresas para acarretar em um descontrole financeiro é a falta de um bom planejamento envolvendo seus gastos e investimentos.
Por isso, neste artigo iremos apresentar sete estratégias importantes que vão te ajudar a conquistar um maior controle das verbas comerciais da sua empresa, permitindo que ela atinja melhores resultados a um menor custo.
Porque pensar no controle e redução de custos de verbas comerciais?
Com o objetivo de maximizar a rentabilidade de qualquer empresa, é fundamental para as organizações buscarem formas de reduzirem os custos relacionados às verbas comerciais. Isso porque ao conquistar um maior controle e redução dessas despesas, a empresa consegue garantir mais sustentabilidade e otimizar o uso dos recursos financeiros disponíveis.
Além disso, ao implementar estratégias inteligentes para reduzir custos, é possível otimizar o uso dos recursos financeiros, aumentar a eficiência operacional e manter a competitividade no mercado.
Dessa forma, uma das principais maneiras de gerenciar esse controle é por meio do uso de relatórios de análise. Isso porque, por meio deles, é possível identificar os gastos e compará-los com os lucros obtidos a partir de um investimento específico realizado anteriormente. Assim, após essa análise, pode-se identificar exatamente o que é essencial para o negócio e o que pode ser cortado para maximizar o lucro.
Além disso, é possível controlar a quantidade de recursos que são investidos em estratégias de publicidade e marketing, por exemplo, garantindo que apenas aqueles que realmente são capazes de gerar lucro sejam mantidos, conquistando um ROI de valor.
Dessa forma, a empresa consegue reduzir os custos com verbas comerciais e investir mais no que realmente interessa.
Conheça 7 estratégias para aplicar agora mesmo
Agora que você está ciente da importância em planejar e conquistar um maior controle das verbas comerciais, conheça sete estratégias que vão te auxiliar na sua jornada diária
1. Avaliação de despesas comerciais e identificação de oportunidades de economia
A busca por otimizar o uso dos recursos financeiros para controle e redução dos custos com verbas comerciais exige uma avaliação detalhada das despesas. Isso significa identificar oportunidades de economia que contribuirão para uma melhor estratégia de gastos e maior lucratividade.
Porém, é importante lembrar que uma redução nos custos não pode interferir nos resultados. É preciso encontrar o equilíbrio certo para assegurar que nenhuma parte do orçamento seja sacrificada mais do que o necessário a ponto de prejudicar o produto, por exemplo.
Para alcançar esse objetivo, as verbas comerciais devem ser bem planejadas e monitoradas.
Um método para controlar e reduzir custos com verbas comerciais é estabelecer limites de orçamento baseados nos valores históricos e comportamento de mercado anteriores.
Nesse caso, é preciso que o orçamento anual seja monitorado diariamente para garantir que nenhum gasto seja realizado sem que seja necessário. Por outro lado, ao identificar oportunidades para reduzir os custos, é importante manter a qualidade das ações de gastos comerciais sem prejudicar a qualidade.
Outra forma de controlar e reduzir custos com verbas comerciais é usar soluções de gestão e otimização do controle e visibilidade do cálculo de rentabilidade. Essas ferramentas permitem aos responsáveis por gastos identificar rapidamente quais ações renderam os melhores resultados e qual foi o impacto financeiro de cada uma delas.
2. Negociação com fornecedores e parceiros comerciais para obter melhores preços e condições de pagamento
Uma segunda estratégia para reduzir os custos com verbas comerciais é a negociação com fornecedores e parceiros. Nesse cenário, deve-se levar em conta a qualidade do produto, garantindo que o serviço esteja adequado às necessidades da empresa.
Assim, uma vez que os preços e prazos sejam ajustados em uma renegociação ou atualização de contrato, é preciso acompanhar os desempenhos para garantir que estejam dentro do esperado. Dessa forma, a periodicidade da análise deve ser definida de acordo com o tamanho da empresa e do volume de negócios.
Além disso, é importante planejar as compras e adotar o uso de uma ferramenta que permita centralizar os dados e fornecer relatórios. Dessa forma, é possível acompanhar mensalmente os gastos com verbas comerciais, analisar os custos e tomar decisões assertivas para reduzir os custos e otimizar o uso dos recursos financeiros com base em métricas, indicadores e dados valiosos.
3. Otimização de campanhas publicitárias e investimento em marketing digital
Com a chegada da Transformação Digital para boa parte das empresas, reduzir os custos com campanhas publicitárias e investir de forma inteligente nos meios digitais é um dos principais desafios das marcas modernas.
Nesse cenário, a otimização diária dos recursos financeiros nas campanhas publicitárias é essencial para manter os resultados de marketing sem comprometê-los.
Diversas técnicas podem ser implementadas para gerar maior lucratividade, como o monitoramento dos gastos mensais, análise de dados e rotinas de otimização.
Ao realizar testes A/B antes de colocar uma campanha em ação, por exemplo, será possível mapear quais as melhores estratégias para alcançar o resultado máximo da campanha e gerar valor para o seu público.
4. Implementação de processos mais eficientes e redução de desperdícios na produção
Uma quarta estratégia eficaz de controlar custos e reduzir os custos com verbas comerciais é otimizar o uso dos recursos financeiros para descobrir onde os investimentos e gastos podem ser reduzidos.
Nesse caso, será importante ir além de cortes de custos pontuais e implementar processos mais eficientes que reduzam o desperdício de materiais e energia na produção. Dessa forma, o orçamento e o planejamento das verbas comerciais passam a ser mais seguros, pois os custos não são mais um fator incontrolável.
Metodologias como Diagrama de Ishikawa, por exemplo, podem ajudar a organização a identificar a causa raiz de um problema, que está gerando gastos desnecessários, por exemplo.
5. Treinamento e desenvolvimento de equipes de vendas e atendimento ao cliente para aumentar a eficiência e a produtividade
Outra maneira eficaz de reduzir os custos com verbas comerciais e alcançar o objetivo da organização é se concentrar no treinamento dos colaboradores para melhorar a produtividade e eficiência do trabalho.
Para isso, com o uso adequado de metodologias modernas, ferramentas de treinamento eficazes e orientação de líderes qualificados, as empresas conseguem controlar os custos e aumentar a produtividade de suas equipes de vendas e atendimento ao cliente.
Além disso, ao promover treinamentos para as equipes, a sua empresa consegue construir uma cultura forte, reduzindo a taxa de turnover, tempo em onboarding de novos colaboradores e gastos envolvendo a chegada e o encerramento de contratos de pessoas.
6. Análise de dados e métricas para tomada de decisões estratégicas baseadas em evidências
No mundo dos negócios, é fundamental controlar e reduzir os custos com verbas comerciais sem comprometer os resultados. É aí que a análise de dados, indicadores e métricas para a tomada de decisões estratégicas baseadas em evidências entra em ação.
É possível otimizar o uso dos recursos financeiros por meio de um monitoramento e análise de informações disponíveis em softwares e outras ferramentas de gestão. Além disso, por meio de insights bem fundamentados, a análise de dados pode ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência das campanhas publicitárias, gerando mais ROI e lucratividade para a empresa.
7. Revisão constante das despesas comerciais e ajustes conforme necessário para garantir a rentabilidade do negócio
O controle das verbas comerciais é particularmente importante e deve ser revisado constantemente para otimizar o uso dos recursos financeiros.
Nesse caso, reduzir os custos e aumentar o retorno dos investimentos é uma das formas mais eficazes de aumentar a lucratividade de um negócio, contudo, é preciso ter cuidado e um olhar estratégico, apoiado em soluções eficazes, para não comprometer os resultados.
Próximos passos
A Arker é uma empresa líder em soluções de gestão financeira para empresas. Somos pioneiros no mercado nacional de gestão de verbas comerciais e especialistas em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Para isso, fazemos uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.
Com um software que ajuda na gestão de verbas comerciais, a Arker oferece às empresas a possibilidade de reduzir custos e elevar a lucratividade. Conheça a Arker e saiba como ela pode ajudar a sua empresa a controlar e reduzir custos com verbas comerciais.