Ações comerciais no ponto de vendas: como definir estratégia e orçamento?
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maio 11, 2023O gerenciamento de verbas comerciais é uma parte crítica de qualquer empresa na indústria alimentícia. Isso porque com o crescimento da concorrência, as operações eficientes e a utilização estratégica das verbas para marketing e publicidade têm um papel cada vez maior para o sucesso de uma empresa.
Segundo a pesquisa da Deep Digital Journey, diferentes investimentos em marketing podem melhorar a lucratividade das empresas em até 30%. No entanto, conquistar isso é um desafio para muitos diretores financeiros e gerentes comerciais, que precisam controlar de forma assertiva o uso e aplicação da verba comercial
Por isso, neste post, vamos te apresentar algumas estratégias práticas para te ajudar a otimizar seus gastos com verbas comerciais sem sacrificar qualidade ou resultados na indústria alimentícia.
Continue a leitura e confira como gerenciar efetivamente as verbas comerciais na indústria alimentícia!
#1 Definindo objetivos claros e KPIs para medir o sucesso
No setor alimentício, é crucial que as empresas gerem eficientemente o orçamento comercial para obter o maior Retorno Sobre o Investimento (ROI) possível.
Dessa forma, definir objetivos claros, com KPIs e indicadores é a base para garantir que as finanças globais da empresa sejam efetivamente gerenciadas, permitindo assim mensurar a eficiência do orçamento comercial.
Nesse cenário, é fundamental que a empresa faça um levantamento de quais indicadores ela deseja acompanhar, levando em consideração o objetivo principal. Alguns desses KPIS na indústria alimentícia costumam ser:
- Eficiência Global dos Equipamentos (OEE)
- Tempo Médio de Reparo (MTTR)
- Turnover do estoque
- Índice de Qualidade do Fornecedor (IQF)
- Days of Supply (DOS)
- Número de produtos produzidos
- Utilização da Capacidade instalada
- Cash to cash cycle
- Média de entregas realizadas no tempo ideal
- Horas trabalhadas na produção
- Taxa de perfeição e erro
- Custo de transporte por unidade
#2 Selecionando os canais de vendas mais efetivos
Na indústria alimentícia, ao conquistar uma melhora na visibilidade de onde distribuir as verbas comerciais, é fundamental selecionar os canais de vendas mais efetivos para conquistar o melhor ROI. Para isso, é importante observar se os pontos de venda de destino são atraentes para os clientes e ver se eles oferecem um bom serviço ao público.
Além disso, é essencial monitorar os retornos obtidos como resultado do investimento das verbas comerciais. O uso de dados, painéis inteligentes e analytics podem ajudar, por exemplo, a rastrear as vendas e retornos que cada um dos canais de vendas oferecem, de modo a maximizar a eficácia da distribuição de verbas comerciais.
Por fim, o gerenciamento efetivo de verbas comerciais deve ser pensado de maneira holística e apoiar a expansão da empresa no mercado alimentício.
Assim, gerenciar verbas comerciais na indústria alimentícia não é uma tarefa fácil, afinal, requer que os gerentes considerem diferentes fatores antes de tomar uma decisão, já que cada ponto de venda possui vantagens e desvantagens diferentes.
Uma das principais coisas a considerar, por exemplo, é a forma como os clientes entendem e respondem ao ponto de venda e ao seu ambiente. Se o ambiente for inerentemente convidativo e de fácil acesso, então essa é uma boa opção.
#3 Monitorando continuamente o desempenho e ajustando a alocação de verbas comerciais
No terceiro cenário para melhor gerenciar as verbas comerciais na indústria alimentícia, é importante destacar que a alocação de verbas comerciais é um desafio para muitas empresas do segmento. Afinal, é necessário tomar decisões estratégicas e monitorar permanentemente o desempenho de suas campanhas de marketing.
Dessa forma, a tomada de decisão deve ser baseada em dados consolidados e atualizados que permitam verificar o uso efetivo da verba, sempre visível para todos os envolvidos. Isso assegura que as campanhas terão resultados consistentes e que as estratégias serão aprimoradas ao longo do tempo.
#4 Negociando com transparência e colaboração com fornecedores
Criar parcerias de longo prazo e explorar o potencial criativo em novas oportunidades comerciais são fundamentais para gerenciar efetivamente as verbas comerciais na indústria alimentícia.
Assim, para assegurar uma transparência para todos os envolvidos, é necessário trabalhar com processos de negociação adequados, soluções tecnológicas que apoiem no gerenciamento das verbas comerciais em painéis atualizados em tempo real.
Dessa forma, será possível ligar fornecedores e compradores, tornar claras as regras de negociação, bem como as responsabilidades de cada um, trazendo visibilidade para todos os envolvidos.
Superando desafios comuns na gestão de verbas comerciais no setor de alimentos
Ao lidar com desafios comuns, como falta de padronização, estoque desestruturado e falta de comunicação entre os setores e o cliente, diretores financeiros e gerentes comerciais precisam desenvolver estratégias de gerenciamento de verbas que possam ser implementadas de maneira eficaz.
Isso significa que será necessário estabelecer processos, políticas e fazer o uso de ferramentas tecnológicas que possam ser usadas para garantir que todos os membros da equipe entendam o que é esperado deles, bem como a maneira de alcançar esses objetivos.
Além disso, é preciso estabelecer um canal de comunicação claro entre os setores para que essas metas possam ser alcançadas de forma eficaz.
Arker e Bimbo do Brasil: Conheça nosso case de sucesso
Há três anos, a multinacional mexicana destaque na indústria alimentícia Bimbo do Brasil investiu na transformação digital e adotou o Revenue Growth Management (RGM), com ajuda da empresa brasileira de tecnologia Arker.
Isso permitiu melhor controle e visibilidade das verbas comerciais, resultando em um aumento de 47,6% nas vendas de snacks no Brasil entre janeiro e julho de 2022, com 30% desse crescimento gerado por estratégias de precificação e 70% por aumento de volume de vendas.
A Arker contribuiu diretamente para o sucesso da Bimbo, permitindo uma alocação melhor das verbas comerciais e um melhor uso de dados para tomada de decisões gerenciais. A velocidade de mudança no mercado pós-pandemia exigiu adaptação nas estratégias de promoção e vendas para atender ao novo perfil de consumo do cliente.
Para conferir mais detalhes dessa case de sucesso, acesse o conteúdo completo aqui.
A Arker é uma empresa líder em soluções de gestão financeira para empresas. Somos pioneiros no mercado nacional de gestão de verbas comerciais e especialistas em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Para isso, fazemos uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.
Com um software que ajuda na gestão de verbas comerciais, a Arker oferece às empresas a possibilidade de reduzir custos e elevar a lucratividade.
Conheça a Arker clicando aqui e saiba como ela pode ajudar a sua empresa a controlar e reduzir custos com verbas comerciais.