Finanças e Comercial: como atuar em conjunto para aumentar a rentabilidade em ações comerciais
06/07/2022Conheça a Arker e nossas soluções para a verba comercial do seu negócio
30/11/2022Se você busca otimizar suas vendas nessa Black Friday, vale a pena considerar ações promocionais de PDV em seu negócio, já que essa é uma das abordagens com maior crescimento para a data.
Além de ser um evento conhecido pelas promoções e preços mais em conta, muitos consumidores possuem expectativas para o final do ano, sendo a primeira realização integralmente física após dois anos de pandemia.
Por esse motivo, esta se tornou uma oportunidade interessante para movimentar o seu ponto de vendas e investir em campanhas que atraiam o público.
Tem dúvidas de como fazer isso? Confira as dicas que separamos para elaborar as melhores ações promocionais de PDV na sua empresa, e confira estratégias para otimizar os seus resultados nessa Black Friday.
Qual a expectativa para a Black Friday?
Segundo levantamento do Google e Ipsos, 71% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday deste ano, um aumento de 16% em relação a 2021.
Esses números ajudam a ter maior visibilidade da retomada do comércio, seja ele físico ou virtual, após o período crítico de pandemia do coronavírus. Logo, podemos enxergar esse momento como novas oportunidades de interação com o varejo.
No entanto, existem algumas tendências diferentes que o gestor precisa se atentar para o evento, como o crescimento do omnichannel e as intenções de compras dos consumidores.
Segundo dados da Shopper Experience, divulgados pela Folha de São Paulo, os brasileiros pretendem comprar mais itens de cesta básica este ano, principalmente carne e produtos de higiene. Esse movimento visa realizar um estoque para evitar lidar com os preços da inflação no futuro.
Inclusive, dois a cada três entrevistados da pesquisa afirmaram que comprarão itens alimentícios. Outras intenções de compras incluem roupas e acessórios, livros e itens de papelaria e eletrônicos.
Por que investir em ações promocionais PDV?
Com o crescimento das intenções de compra voltadas para produtos mais segmentados, investir em ações promocionais PDV pode impulsionar os resultados de empreendimentos que trabalham com esse setor.
Afinal, as intenções de compra do consumidor indicam que a busca por itens alimentícios será maior no evento deste ano, indicando uma possibilidade interessante de faturamento em pontos de venda.
Para o varejo alimentar, a Black Friday é o segundo período com maior registro de volume de vendas, perdendo apenas para as festas de final de ano. Então, vale a pena investir em ações para pontos de venda durante a data.
Além disso, a estimativa é que o investimento nesse formato aumente entre 10% e 12% na Black Friday, apenas na categoria de alimentação.
Esses dados foram avaliados de forma precisa pela Arker, especialista no monitoramento de verbas comerciais voltadas para ações de marketing.
Em outras palavras, cada vez mais empresas estão apostando nas ações promocionais PDV para impulsionar seu alcance, vislumbrando uma oportunidade de crescimento com base nas expectativas do mercado.
Dessa forma, deixar de investir nessa prática pode fazer com que o seu negócio não acompanhe a concorrência, e deixe de atingir o público.
4 ações promocionais PDV para a Black Friday
As ações promocionais PDV são fundamentais para otimizar as vendas, medir os resultados com mais precisão e gerar mais conhecimento para a sua marca.
Nesse caso, vale a pena conhecer algumas sugestões de campanhas que você pode implementar nessa Black Friday. Veja as 4 principais que separamos:
1. Brindes
Um dos elementos que podem incentivar a compra do cliente é o recebimento de brindes. Afinal, os consumidores apreciam essa valorização e sentem que estão ganhando algo com o produto.
Por isso, vale a pena investir nessa campanha para o seu negócio, elaborando produtos estratégicos que sejam interessantes para o público.
Um exemplo comum no setor alimentício é a oferta de itens de cozinha ou utensílios para o dia a dia, como ecobags, na compra de determinado valor em produtos.
Lembre-se de definir as regras da promoção para estimular as vendas na Black Friday.
2. Degustações
Durante o evento, muitos consumidores podem ficar receosos quanto à compra de um novo produto ou de uma marca que ainda não conhecem.
Nesse caso, realizar degustações dos itens que você deseja vender pode ser uma estratégia interessante.
O cliente não apenas irá conhecer a qualidade do que você oferece, como também receberá um incentivo para comprar a marca, pois se sentirá valorizado.
Essa é uma das principais ações promocionais PDV para a Black Friday, pois o movimento de público costuma ser maior, de modo que irá atingir mais pessoas.
3. Promoções e ofertas
A Black Friday é conhecida como uma data de promoções e ofertas, e é fundamental que as suas ações de PDV também englobam essa abordagem.
No entanto, busque propostas diferenciadas, não apenas descontos. Uma sugestão são as campanhas de “Leve 2, Pague 1”, por exemplo.
Dessa forma, seu negócio se destaca dos concorrentes e atrai mais o público.
4. Campanhas visuais
Para ações promocionais PDV, vale a pena investir em campanhas visuais para o seu empreendimento.
Essa é uma das principais formas de consolidar a sua marca e chamar a atenção do público para o seu estande. Existem diversos formatos que podem ser utilizados, inclusive para trade marketing, estimular o consumo e o relacionamento dos consumidores com a marca.
Dicas para otimizar as ações promocionais PDV na Black Friday
Além de adotar diferentes ações promocionais PDV para a Black Friday, vale a pena conhecer algumas dicas que te ajudarão a otimizar os resultados nessa abordagem. Confira:
Avalie o público
Antes de qualquer campanha, é fundamental avaliar o seu público e entender o que ele está buscando nessa data.
Para isso, considere as expectativas do mercado e confira os levantamentos feitos por empresas da área, para saber como se preparar e oferecer o que o cliente está buscando.
Utilize mais de uma ação promocional
Na Black Friday, não é preciso restringir suas ações promocionais PDV em apenas uma abordagem. Uma dica para otimizar os resultados é usar mais de uma campanha simultaneamente.
Dessa forma, seu negócio poderá unir estratégias e aproveitar os resultados de mais de um formato.
Tenha uma plataforma de gestão e otimização de verbas comerciais
Para planejar suas ações promocionais PDV é essencial ter um controle eficiente das verbas comerciais e das abordagens realizadas.
Nesse caso, contar com uma plataforma de gestão profissional permite melhorar o seu planejamento e centralizar os dados mais relevantes em um só lugar.
Além disso, as suas equipes poderão acompanhar as ações em tempo real, e ter acesso a relatórios dinâmicos com os resultados de cada abordagem.
Com isso, a sua empresa realizará campanhas mais assertivas, sem ultrapassar o orçamento e tendo resultados mais positivos na Black Friday.
Vale a pena realizar ações promocionais PDV na Black Friday?
Avaliando as expectativas de mercado e as intenções de compra do consumidor, vale a pena investir em ações promocionais PDV na Black Friday.
Com as tendências do público, o seu negócio poderá aproveitar diferentes oportunidades de consolidar vendas e ter resultados mais positivos.
Além disso, cada vez mais empresas estão direcionando investimentos para essa estratégia, e, para não ficar para trás, é importante avaliar a implementação no seu empreendimento.
Assim, é interessante considerar essa alternativa, e contar com uma plataforma especializada para te ajudar a colocar seu planejamento em prática.
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