A tecnologia como ferramenta para aprimorar a gestão de verbas comerciais no setor de cosméticos
maio 11, 2023Inovações na indústria de cosméticos: como impulsionar ações comerciais e melhorar a experiência do cliente
maio 31, 2023Empresas de todos os segmentos têm contado com seus respectivos orçamentos de marketing cada vez mais enxutos e voltados para resultados. Por isso, precisam encontrar maneiras de maximizar o seu retorno sobre o investimento comercial (ROI) das suas ações de marketing e vendas.
Nesse cenário, a compra e veiculação de espaços publicitários é uma das formas mais comuns de gerar consciência da marca e atração de novos clientes. No entanto, para obter resultados significativos de uma campanha comercial, é essencial ter em mente que o investimento deve ser direcionado para o público certo e no canal adequado.
Neste artigo, vamos discutir algumas técnicas e estratégias eficazes de publicidade que ajudarão as marcas de alimentos a otimizarem o seu retorno sobre o investimento (ROI) de suas verbas comerciais.
Continue a leitura e confira!
Quais os desafios mais comuns para aumentar o ROI de verbas comerciais?
As marcas de alimentos modernas enfrentam desafios significativos para aumentar seu Retorno Sobre Investimento em verbas comerciais. De acordo com relatório da McKinsey, na América do Norte, 72% dessas campanhas publicitárias não geraram muita rentabilidade.
Saiba mais sobre rentabilidade e como aumentá-la através de dicas neste artigo.
“Em geral, a indústria aloca de 3 a 8% de sua receita bruta em contratos e verbas comerciais no varejo e distribuidores. Porém, em muitos casos, a gestão de tais investimentos ainda é feita manualmente, por meio de trocas de e-mails e tabelas do Excel, por exemplo, o que a torna extremamente suscetível a erros ou perdas”
– diz Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.
Dessa forma, é necessário que empresas de alimentos trabalhem em conjunto com soluções capazes de possibilitar o acompanhamento em tempo real das ações comerciais, fornecer uma inteligência comercial para suportar o planejamento orçamentário e identificar as melhores formas de alcançar resultados comerciais satisfatórios.
Para maximizar o ROI das verbas comerciais, as marcas de alimentos também precisam ser capazes de aproveitar novas tecnologias, como plataformas de gerenciamento de publicidade em tempo real, avaliação de dados em larga escala e otimização de recursos.
Isso porque algumas das principais dores de gerentes comerciais e diretores financeiros, responsáveis por parte da estratégia da alocação das verbas comerciais, tendem a encontrar dificuldade em ter uma visão clara dos investimentos e lucros conquistados.
Além disso, quando o cenário passa por Pontos de Vendas em diferentes alocações, por exemplo, a necessidade de uma visão estratégica fica ainda mais complexa, já que o cenário é amplo e complexo de avaliar individualmente.
Estabeleça objetivos claros para a alocação de verbas comerciais
Para que as empresas de alimentos maximizem o ROI, elas precisam estabelecer objetivos claros para a alocação de seus recursos financeiros e comerciais. Dessa forma, será de extrema importância ter uma visão objetiva dos resultados desse investimento.
Isso só poderá ser conquistado por meio de ferramentas capazes de integrar diferentes insights, reunir as informações necessárias para uma tomada de decisão estratégica dos gestores e analistas.
Além disso, as estratégias de aquisição de clientes e retenção de marca podem ser direcionadas de forma eficaz se as empresas de alimentos tiverem insights o suficiente para identificar quais são os canais mais eficazes, por exemplo.
Para fazer isso, é importante considerar os seguintes fatores a serem alocados: aquisição de clientes, propaganda, merchandising e comunicação com os clientes.
Se bem planejadas, essas estratégias podem ajudar as marcas de alimentos a otimizar seus investimentos de maneira estratégica e se destacar na concorrência.
Como identificar os canais de vendas mais efetivos?
As marcas de alimentos estão constantemente à procura de melhores formas de maximizar o seu retorno sobre o investimento (ROI) com as suas campanhas, mas como identificar o que é mais efetivo de fato?
Bem, os consumidores estão cada vez mais conscientes e informados sobre onde fazer compras. Devido à quantidade crescente de informação disponível, as marcas de alimentos devem monitorar os resultados de diferentes canais de vendas e aumentar a presença digital para atrair novos clientes.
Uma boa maneira de fazer isso é usar plataformas de mídia social, anúncios pagos, e-mails e outros meios de marketing digital para alcançar o maior número possível de consumidores.
Outra forma bastante útil de identificar os melhores canais de vendas para as marcas de alimentos é medir os dados gerados após cada campanha física.
Com o uso das ferramentas certas, é possível identificar quais são as melhores práticas para melhorar as campanhas comerciais de alimentos, controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Isso porque o mercado já conta com soluções que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem e fortalecimento de um ROI mais saudável.
Invista em ferramentas tecnológicas para monitorar o desempenho e obter resultados
A capacidade de fazer ajustes precisos e criar campanhas altamente personalizadas a partir de análise de dados é fundamental para evitar desperdícios e garantir que o orçamento seja bem empregado.
Dessa forma, investir em ferramentas tecnológicas e recursos para monitorar o desempenho de suas estratégias de publicidade é a chave para maximizar o ROI. Ao acompanhar seus anúncios e qualquer outra ação de publicidade, as marcas de alimentos podem ganhar insights valiosos para informar suas decisões e ações.
Os dashboards de análise de dados customizáveis são uma ferramenta importante para obter um melhor ROI em uma verba comercial. Além disso, ao permitir que os responsáveis por estratégias de publicidade visualizem performance de campanhas é possível aumentar a eficácia da publicidade e obter resultados excepcionais.
Descubra também como a Arker ajudou a Bimbo do Brasil a conquistar excelentes resultados: Leia aqui!
Conheça a Arker e saiba como podemos ajudar!
A Arker é uma empresa líder em soluções de gestão de verbas comerciais para empresas.
Somos pioneiros no mercado nacional de gestão de verbas comerciais e especialistas em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos.
Para isso, fazemos uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.
Com um software que ajuda na gestão de verbas comerciais, a Arker oferece às empresas a possibilidade de reduzir custos e elevar a lucratividade. Conheça a Arker e saiba como ela pode ajudar a sua empresa a controlar e reduzir custos com verbas comerciais.