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07/06/2023Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a tecnologia tem alcançado um papel fundamental na transformação da indústria de cosméticos. Isso porque desde a personalização de produtos até maior interação com os consumidores e uso de inteligência artificial, as novas tecnologias impulsionam ações comerciais e melhoram a experiência do cliente.
Nesse cenário, empresas que não têm voltado os seus olhos para uma melhor experiência do cliente, tem perdido espaço no mercado e assistido seus principais concorrentes alcançarem resultados cada vez maiores.
Segundo levantamento do International Data Corporation (IDC), os gastos globais das empresas com soluções de automação e IA para oferecerem uma melhor experiência do usuário em indústrias como a cosmética devem chegar a US$ 154 bilhões em 2023, o que representa um crescimento de 26,9% em relação a 2022.
Por isso, neste artigo vamos explorar como a tecnologia está mudando o cenário da indústria de cosméticos. Continue a leitura e confira!
Introdução às inovações tecnológicas na indústria de cosméticos
De acordo com Fernanda Pigatto, Diretora Global de Parcerias da BeautyStreams, uma plataforma líder mundial na indústria da beleza, a adoção de tecnologia é esperada para impulsionar os gastos dos consumidores de beleza a cerca de US$ 34 bilhões até 2024.
Além disso, de acordo com um relatório divulgado pela McKinsey & Company no final de 2021, 76% dos consumidores experimentam frustração quando suas experiências de compra não são personalizadas. Embora essa proporção seja alta, a tecnologia está disponível para ajudar a melhorar essa situação.
Mas por onde começar? Bem, as duas palavras do momento são: personalização e Inteligência Artificial. Embora elas possam parecer caminhar em sentidos opostos, as empresas que têm conseguido atrelar as duas tecnologias em sua rotina estão se destacando no mercado.
Ou seja, fazer o uso da Inteligência Artificial não está necessariamente atrelada à robotização das interações, mas sim um aprendizado contínuo dos hábitos dos seus clientes e utilizar isso para desenvolver novas formas de alcançar uma melhor experiência dos usuários.
Quais são os desafios e limitações que as empresas enfrentam ao implementar novas tecnologias e como elas podem ser superados?
Atualmente, uma das principais tendências é o desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar a experiência dos clientes e reforçar as ações comerciais. No entanto, as organizações enfrentam vários desafios para implementar essas inovações.
Assim, para tornar as inovações bem-sucedidas, é necessário que as empresas dominem as tecnologias necessárias. Além disso, têm de estabelecer um orçamento adequado para financiar seus projetos e investir em treinamento, para que os funcionários possam lidar com as novas soluções tecnológicas.
Por fim, é importante que as empresas entendam os desejos estéticos e sociais de seus clientes, para que as novas tecnologias possam satisfazê-los.
Dessa forma, os benefícios das tecnologias são inúmeros, desde melhorias na qualidade do produto até a personalização da experiência do usuário. Por exemplo, a inteligência artificial (IA) pode ajudar na personalização de produtos cosméticos para atender às necessidades individuais dos clientes.
A realidade aumentada (AR) também pode ser usada para ajudar os usuários a experimentarem cosméticos virtuais e a criar looks personalizados.
Uso de tecnologia para melhorar a comunicação com o cliente
Com o avanço das novas tecnologias, o setor de cosméticos tem se beneficiado significativamente. Isso porque a conexão entre as empresas e os consumidores se tornou mais direta e eficiente.
Nesse cenário de inovação, a indústria de cosméticos vem se esforçando para usar a inteligência artificial, assistentes virtuais, plataformas de gestão de verbas comerciais e outras tecnologias para melhorar a experiência de compra do usuário e aumentar a sua base de clientes.
Assim, empresas que estão explorando essas novas possibilidades vem conseguindo se destacar dos seus concorrentes e ganhar mercado.
Os assistentes virtuais, por exemplo, são uma tecnologia que oferece aos consumidores a possibilidade de obter informações de produtos, além de facilitar a compra online e o atendimento ao cliente.
Além disso, as plataformas de gestão de verbas comerciais possibilitam aos profissionais da indústria de cosméticos monitorar e controlar as finanças do negócio e assim garantir o seu crescimento.
Com a inovação tecnológica, as empresas também podem aprimorar o marketing digital e o desenvolvimento de produtos. Isso ajuda a atender melhor às necessidades do consumidor.
Por fim, é importante destacar a probabilidade de criação de um novo padrão de consumo para a indústria de cosméticos. Com a adoção de tais tecnologias, é possível que as empresas ofereçam serviços exclusivos que satisfaçam as necessidades do cliente, aumentando assim sua lealdade e fidelização.
Como as marcas estão usando dados e análises para personalizar a recomendação de produtos e serviços para seus clientes?
As marcas de cosméticos estão apostando cada vez mais nos avanços tecnológicos para impulsionar suas ações comerciais e melhorar a experiência do cliente.
Por exemplo, usando inteligência artificial para avaliar o comportamento do usuário, as empresas podem personalizar recomendações de produtos e serviços de acordo com as necessidades específicas de cada consumidor.
Além disso, os dashboards de dados e análises são cruciais para acompanhar a saúde das empresas em tempo real, permitindo aos gerentes e diretores tomar decisões mais informadas e estratégicas.
Ao usar dados e análises, as marcas podem criar campanhas de marketing mais assertivas e afinar a venda de produtos, contribuindo para a satisfação dos clientes.
Próximos passos
A Arker é a primeira empresa brasileira de gestão de verbas comerciais. Oferecemos uma plataforma digital de gestão e performance que ajuda gestores no planejamento orçamentário por meio de uma carteira virtual.
Dessa forma, a verba pode ser distribuída de forma eficaz e as equipes financeiras e comerciais conseguem acompanhar as ações em tempo real, garantindo muito mais controle e estratégia.
Assim, a Arker, que possui total expertise em otimizar o controle e performance de verbas comerciais das indústrias e vem agregando valor nos PDVs, no abastecimento dos varejos, além de se conectar às ações de execução em lojas físicas.
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