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Confira como funciona e para quem é indicada a plataforma de Trade Promotion Management desenvolvida pela Arker

Quem atua no segmento de Bens de Consumo sabe bem o quanto a combinação assertiva entre estratégia, operação e gestão de verbas comerciais é a base para o sucesso de qualquer ação comercial, não é mesmo?

Porém, na prática, equilibrar esses pratinhos no dia a dia nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo por três questões: tempo, custo e integração.

E é exatamente de olho nesse impasse que as soluções tecnológicas se apresentam como aliadas para facilitar processos, automatizar tarefas e gerar dados precisos para munir as equipes Comercial e de Vendas com informação.

Exemplo disso é a plataforma de TPM (Trade Promotion Management) desenvolvida pela Arker para gestão de verbas comerciais.

Gestão de verbas comerciais

Criada com o objetivo de acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção e/ou venda de determinado produto em diferentes pontos de vendas, por meio da plataforma da Arker a Indústria e o Trade abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.

“Por meio dessa solução, é possível produzir relatórios automatizados e gerar insights para os times de inteligência de mercado e comercial, respondendo de forma rápida sobre a eficiência dos investimentos em cada cliente e canal e metrificando a cadeia de verba comercial assim como a internet faz com a publicidade”, explica Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Mas como implementar uma plataforma de TPM na minha empresa? A gente te explica. Veja só!

Por onde começar

Antes de mais nada, o primeiro passo para implementar uma plataforma de gestão de verbas comerciais na sua empresa é saber o atual nível de maturidade da sua operação, e aonde você quer chegar.

Para isso, basta levar em conta dois quesitos: volume de investimento em acordo comercial e sua categoria de atuação.

“Para que um sistema de gestão de verbas comerciais faça sentido para você, é necessário que a sua empresa faça investimentos relevantes em acordos comerciais. Isso porque um sistema de TPM vai auxiliar você a desenvolver estratégias considerando variáveis como produto, canal de venda e cliente a ser atingido. Se a sua empresa não possui investimentos em acordos comerciais, a geração de dados e métricas para guiar o planejamento de ações futuras ficará comprometida. Além disso, o TPM é bastante indicado para empresas de Bens de Consumo pela variedade de tipos de produtos, mecânicas e canais de venda possíveis. Se você trabalha na indústria, em segmentos como farmacêutica, veterinária, cosmética, moda e vestuário, produtos eletrônicos, móveis, varejo, alimentos e bebidas, materiais de construção, administração agrícola, laticínios ou higiene pessoal, esse tipo de sistema é ideal para você”, explica Thomaz.

E como funciona?

Atendendo a diferentes estágios de maturidade – que vai de empresas que desejam migrar de planilhas e grandes fluxos de e-mails para uma plataforma mais consistente e segura de controle de informação até aquelas que já têm um sistema de gestão de verba implementando e querem aprimorá-lo –, a plataforma de TPM da Arker atua com base em três pilares: Dados, Processamento e Categorização.

Por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, o software desenvolvido pela Arker ainda dispõe de um módulo de inteligência comercial que agrupa os clientes por canais e categorias, gerando relatórios por meio da coleta e a análise de informações relativas à margem de lucro e ao volume de vendas, por exemplo, apontando se a verba comercial está, de fato, sendo alocada na marca, no canal e nos clientes corretos.

A partir desses resultados, os investimentos são categorizados, de maneira automatizada, em Diamante, Ouro, Prata ou Bronze.

Quer saber como levar essa solução para o seu negócio? Então clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Sobre a Arker

Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM). Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, utiliza ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.

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