Tecnologia age como ‘GPS’ e ajuda empresas a impulsionar a rentabilidade nas verbas comerciais
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06/12/2023Black Friday à vista: veja como aumentar a rentabilidade das ações promocionais no PDV
A Black Friday é uma data de grandes oportunidades para as indústrias de bens de consumo aumentarem a rentabilidade de suas ações promocionais. Segundo pesquisa da SBVC, apesar de 74% dos consumidores preferirem fazer compras pela internet, ou seja, no varejo digital – tendência que cresceu desde a pandemia – esse comportamento não se aplica aos pontos de vendas, já que 90% dos consumidores preferem comprar mais nas lojas físicas de supermercados.
Com esse dado em mente, as empresas que investirem significativamente em ações promocionais utilizando a inovação e as tecnologias a seu favor, têm uma porta aberta para otimizar e fazer das suas vendas um sucesso.
No entanto, para garantir o máximo de retorno sobre o investimento, é preciso ter uma boa gestão dos contratos e verbas comerciais. Isso porque a falta de visibilidade no gerenciamento pode gerar uma série de problemas, tais como: inconsistências nos pagamentos, dificuldade no controle, desalinhamento das informações entre as equipes, perda de oportunidades e até mesmo fraudes.
A Plataforma de Gestão de Verba Comercial da Arker é uma solução completa que pode ajudar as indústrias a superar esses desafios e aumentar a rentabilidade das ações promocionais no PDV. Dessa forma, separamos os pontos essenciais em que nossa solução auxilia a aumentar a rentabilidade das ações promocionais na Black Friday. Confira:
Finanças
A Plataforma oferece uma visão completa e atualizada do orçamento, gastos e rentabilidade das ações promocionais. Isso permite às empresas tomar decisões mais informadas e otimizar a alocação e o uso das verbas.
Por exemplo, o sistema pode ajudar as empresas a identificar quais produtos e clientes estão gerando mais receita, para que possam direcionar as verbas para as campanhas com maior potencial de sucesso.
Vendas
Facilitar o uso da verba pelas equipes de vendas também é uma das vantagens da solução Arker. A plataforma permite a criação de uma carteira virtual para cada campanha, com limite de gastos pré-definido. Isso ajuda a evitar o desperdício de verba e a garantir que as campanhas sejam executadas dentro do orçamento.
Além disso, ela centraliza todos os acordos e contratos em um único local. Diferencial este que facilita o acesso às informações pelas equipes de vendas e sintoniza os dados com os demais times, evitando a perda de tempo com pesquisas e consultas.
Fernando Henrique Martins, Revenue Growth Management da Bimbo Brasil, declara sua experiência com a visibilidade promovida pela solução.
“Com a Arker nosso dia a dia ficou mais fácil e toda a cadeia de verba comercial está trabalhando em sintonia. Temos visibilidade e controle do que acontece no uso da verba junto aos nossos clientes”, afirma Martins.
Controladoria
Imagine não ficar de fora de nada que acontece? Com visão 360º, totalmente precisa, das negociações e pagamentos em andamento, a Plataforma ajuda a evitar lançamentos fictícios e garantir que todas as transações sejam registradas corretamente.
Ela também permite a criação de relatórios dinâmicos, que podem ser utilizados para acompanhar o desempenho das ações promocionais e identificar oportunidades de melhoria, sendo possível observar quais clientes e marcas estão tendo resultados e ajustar a estratégia em tempo real.
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Compliance
Uma plataforma de gestão automatizada ajuda as indústrias a garantir o compliance com as regulamentações aplicáveis. A plataforma possui recursos de rastreabilidade e comprovação das ações no PDV usando QR Code. Isso ajuda a evitar fraudes e garantir a transparência das ações promocionais.
Bônus
Abaixo, listamos alguns insights adicionais que podem ajudar as indústrias a aumentar a rentabilidade das ações promocionais no varejo físico:
- Defina objetivos claros para as ações promocionais. O que você espera alcançar com essas ações? Aumento de vendas? Aumento da participação de mercado? Redução de custos? Blindar sua marca de um concorrente?
- Segmente o mercado-alvo. Quem são os clientes que você deseja atingir com as ações promocionais? Quais são suas necessidades e desejos?
- Crie ofertas atraentes. As ofertas devem ser atrativas o suficiente para chamar a atenção dos clientes e incentivá-los a comprar.
- Comunique as ofertas de forma eficaz. Certifique-se de que os clientes saibam sobre as ofertas nas ilhas e gôndolas e como acessá-las.
- Monitore o desempenho das ações promocionais. Acompanhe os resultados das ações para identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado.
Agora é a hora de garantir que as suas ações promocionais sejam um sucesso. Com a Plataforma de Gestão de Verba Comercial da Arker, você pode ter a certeza de que está tomando as melhores decisões para aumentar as vendas e o retorno sobre o investimento na Black Friday.
Para saber mais sobre como a GVC auxilia inúmeras indústrias nacionais e internacionais a aumentar a rentabilidade das ações promocionais de PDV, acesse o vídeo abaixo: