Rebaixa de preço é bom no longo prazo?
24/09/2024Arker e Neogrid lançam Primeiro Panorama de Verbas Comerciais do Brasil
11/10/2024Segundo levantamento realizado pela Arker, a implementação das soluções em gestão e controle de verbas comerciais é capaz de gerar rentabilidade de até 10% para as empresas.
Esse resultado é especialmente relevante considerando o recente desempenho positivo do setor varejista. Continue lendo e saiba mais sobre este contexto.
Resumo do que será discutido:
Crescimento e Rentabilidade no Varejo: A gestão eficiente de verbas comerciais pode aumentar a rentabilidade em até 10%, em um cenário de crescimento do varejo.
Desafios do Setor de Bens de Consumo: A desvalorização do real e o aumento nos custos de produção afetam a recuperação, exigindo estratégias comerciais inteligentes.
Ações no PDV e Estratégias Diversificadas: Investimentos em ações no ponto de venda, bloqueio de mercado e visibilidade para lançamentos são fundamentais para aumentar a eficiência comercial.
Automação e Visibilidade em Tempo Real: As soluções que oferecem automação e visibilidade em tempo real, permitindo uma gestão e um controle de verbas mais eficiente e estratégico.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas do varejo subiram 2,5% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao quarto trimestre de 2023, evidenciando um crescimento consistente. Esse foi o melhor desempenho trimestral dos últimos anos.
Apesar do cenário otimista, o setor de bens de consumo foi e continua sendo um dos mais impactados – com o real desvalorizado em relação ao dólar, o desequilíbrio na disponibilidade de insumos para a produção industrial e o aumento nos custos de produção e logísticos, para citar apenas alguns fatores — da cadeia de produção.
O momento pede cautela e inteligência estratégica para a retomada do setor, que precisa se recuperar do prejuízo tomado. Para empresas dos segmentos de bens de consumo, o investimento robusto e muito bem planejado em acordos comerciais pode ser uma ótima estratégia para recuperar a verba comercial, aumentar o ROI e destacar-se perante a concorrência nesse momento delicado.
Seja por meio de bonificações em dinheiro ou em produtos, ou através da disponibilização de verbas comerciais de ativação, um bom trabalho com o time de vendas pode contribuir para o aumento da receita e, como consequência, do lucro líquido da sua empresa.
Varejo Físico e soluções de gestão
Apesar do crescimento positivo do setor de varejo, muitos gestores estão em busca de soluções de gestão eficazes para potencializar ainda mais as vendas, prevenir problemas em ações futuras e fidelizar clientes.
Com o aumento contínuo nas vendas, a implementação de estratégias de gestão bem elaboradas é crucial para manter o ritmo de crescimento e enfrentar os desafios do mercado.
No caso das indústrias que investem em verbas comerciais no varejo, as ações no ponto de venda (PDV) continuam sendo uma estratégia efetiva – desde que assertivas e embasadas em dados e análises mensuráveis e passíveis de acompanhamento – afinal, além de um bom controle de pagamento, é preciso haver um equilíbrio entre volume e preço.
Ainda, é imprescindível ter um olhar atento não só para a quantidade de vendas realizadas, mas para margem obtida com tais vendas. Para além de vender mais, há diversos outros objetivos que devem ser considerados num esforço comercial. Entre eles, realizar uma estratégia de bloqueio de mercado, na qual o foco é blindar a entrada de um concorrente num mercado específico, mesmo que isso diminua a margem por um período, por exemplo.
Outra estratégia é de visibilidade, como num lançamento de produto; aqui, o foco do vendedor é expor o produto ao maior volume de pessoas possível. E há ainda comemorações sazonais, quando determinados produtos são mais procurados e, por isso, devem ser foco de promoções de incentivo à venda.
Existem diferentes motivos para a realização de ações comerciais que vão além do “vender mais”, e é esse mix de estratégias que trazem maior ganho para a empresa.
Otimização na gestão de verbas comerciais
Uma ação bem estruturada de gestão de verbas comerciais é fundamental para garantir que seus investimentos sejam alocados no cliente e na marca corretos. Para tal, a implementação das soluções em gestão e controle de verbas comerciais é crucial, uma vez que elas oferecem algumas funcionalidades que trazem maior eficiência e, como consequência, maior rentabilidade.
As soluções em gestão e controle de verba comercial da Arker trazem visibilidade em tempo real para que os times de finanças, revenue management e comercial consigam tomar decisões estratégicas semanalmente, deixando de olhar pelo retrovisor apenas quando já se passou um mês inteiro de ações, por exemplo.
“No Brasil, a gestão de verbas comerciais ainda é predominantemente manual, tornando-a passível de erros e aumentando os riscos. O mercado de soluções em gestão e controle de verba comercial se apresenta como uma excelente oportunidade de automatizar todas as etapas do processo de gestão de verbas comerciais – que vai desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais – e metrificar a cadeia de verba comercial assim como a internet faz com a publicidade”, afirma Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.
Sobre a Arker
A Arker é a primeira empresa brasileira de gestão e controle de verbas, sendo líder no segmento; já geriu mais de R$1,5 bilhão investido em ações comerciais e monitorou mais de 10 mil ações promocionais por mês de agosto de 2023 a agosto de 2024.
Com atuação em diversos países da América Latina, a empresa conta em seu portfólio de clientes com empresas de referência no mercado, como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e Pepsico.
Faça parte da seleta lista de empresas que faturam cada vez mais com a gestão e o controle de verbas comerciais eficiente. Agende agora mesmo uma demonstração das soluções em verba comercial da Arker e transforme a performance das suas verbas!
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