
Transformação Digital na Gestão de Verbas Comerciais: eficiência, transparência e resultados comprovados
07/10/2025Na última quinta-feira (16), São Paulo foi palco da segunda edição do Arker Day 2025, um evento presencial exclusivo promovido pela Arker, marca do ecossistema Neogrid, que reuniu, no escritório da empresa, executivos da Royal Canin, Bimbo Brasil e profissionais de grandes indústrias.
O encontro foi marcado por insights estratégicos, cases reais e trocas de alto nível sobre como lidar com as verbas comerciais em um cenário econômico desafiador, um tema latente que tem ganhado destaque nas agendas de líderes e gestores em busca de maior eficiência e rentabilidade em suas empresas.
Dores compartilhadas e uma mesma solução
Abrindo o evento, André Keller, diretor comercial da Arker, destacou como a plataforma de gestão de verbas comerciais tem ajudado grandes indústrias de diferentes segmentos a resolver desafios complexos que compartilham, como mercantilização de silos, tabela de descontos, SLA, apuração e monitoramento, para otimizar cada real investido.
Para o diretor, a importância de fazer eventos como o Arker Day é “garantir que a empresa traz pessoas de Trade e RGM para fazerem trocas de alto valor agregado, entendendo seus desafios e como elas conseguem fazer melhores promoções no dia a dia, mesmo com cadeias de abastecimento diferentes.”
Cases de sucesso e resultados práticos
Na sequência, Felipe Romero, diretor de RGM da Bimbo Brasil, apresentou um case de sucesso que impressionou os participantes. O executivo mostrou, de forma prática, como a empresa conquistou ganhos significativos de market share ao conquistar visibilidade completa das verbas – da negociação ao pagamento – após a implementação da plataforma Arker.
“A plataforma Arker trouxe uma governança e uma segurança para todo o gerenciamento de verbas, contrapartidas de volume e gerenciamento de contratos… Ou seja, é uma ferramenta que permeia pelas áreas comerciais, de RGM e financeira, e reflete toda a estratégia da companhia no processo”, ressalta Romero.
Giovana Borman, trade marketing da Royal Canin, viu na palestra uma oportunidade de entender como o mercado está se posicionando, em geral. “Ver para além do nosso nicho (de mercado pet) é fundamental. Então eu acho que essas trocas entre diferentes segmentos são muito importantes para a gente também.”
Outro destaque foi a palestra do gerente sr. trade marketing e merchandising da Royal Canin, Felipe Dantas, que levantou uma importante reflexão: “cortar gastos, investir mais ou investir melhor?”
Para o executivo, a verdadeira eficiência está em investir de forma inteligente e estratégica, conectando vendas a sistemas de gestão robustos para impulsionar a rentabilidade. “A plataforma Arker ajudou a gente principalmente a gerir melhor as promoções que temos na organização, maximizar resultados e fazer vendas focando na execução, focando em vender o produto certo, no local certo e na hora certa,” destaca.
Ciência de dados e excelência operacional
Enriquecendo a programação, Marcelo Alves, Diretor de Data Science da Arker, apresentou um estudo inédito sobre boas práticas para alcançar excelência operacional em três frentes: abastecimento, promoção e impacto, com o objetivo de garantir operações eficientes, vendas mais rentáveis e reduzir desperdícios.
Segundo Alves, atingir a excelência nestas três frentes são metas compartilhadas por indústrias, varejistas e distribuidores.
“Eu vejo duas coisas fundamentais. A primeira é a troca de experiências e desafios compartilhados entre as empresas clientes (…). Depois, entendo que o Arker Day é uma oportunidade ímpar para elas conhecerem o ecossistema e verem como ele se complementa para trazer a excelência operacional em diversos segmentos”, afirma.
Suzane, RGM da Bimbo Brasil, ficou entusiasmada com os dados ricos compartilhados.“Eu confesso que me surpreendi. Foi muito rico ouvir um pouco do que as outras empresas têm a dizer, ouvir os dados, porque no dia a dia a gente sabe de algumas coisas, mas quando vemos o dado ali na tela, pensamos ‘é assim mesmo, e não é só para mim, mas para as outras indústrias também’”, conta.
Troca de experiências e networking estratégico
Marcando o encerramento do evento, uma mesa-redonda reuniu os palestrantes e executivos presentes em torno do tema “Planejamento, Eficiência e Execução”, que explorou o impacto de ruptura nas promoções com base em R$ 4,1 bilhões monitorados e mais de 10 mil ações analisadas do Panorama de Verbas Comerciais 2025 – o maior estudo já feito no Brasil sobre o tema.
O momento reforçou o propósito do evento de conectar líderes e promover um ambiente colaborativo, onde diferentes indústrias compartilham aprendizados e visões sobre a transformação digital e a eficiência na gestão de verbas.
“Foi um dia muito proveitoso, com networking e troca de processos que estão sendo aplicados no mercado. Isso ampliou minha visão para melhorias internas e novas possibilidades de evolução no uso das ferramentas da Arker”, comenta Verônica Leite, Coordenadora de Suporte Comercial.
Arker: protagonismo e comunidade na gestão de verbas comerciais e de trade marketing
Mais do que um encontro técnico, o Arker Day reforçou o papel da Arker como protagonista nacional em gestão de verbas comerciais e de trade marketing, além de consolidar a comunidade colaborativa da marca, voltada à otimização de investimentos e à busca por resultados cada vez mais sustentáveis.
Com a realização da oportunidade, a empresa segue fortalecendo sua missão de conectar tecnologia, estratégia e inteligência de dados para transformar a forma como as indústrias gerenciam seus investimentos comerciais.
Confira os melhores momentos:























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Arker. Excelência que se mede em resultados.
Primeira empresa brasileira de gestão e controle de verbas e líder no segmento, a Arker já geriu mais de R$ 4,6 bilhões investidos em ações comerciais e monitorou mais de 15 mil ações promocionais por mês em 2024.
Com atuação em diversos países da América Latina, a empresa conta em seu portfólio de clientes com empresas de referência no mercado, como Grupo Bimbo, Royal Canin, Genomma Lab, M. Dias Branco, Heineken, Ontex e PepsiCo.
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